Com condições climatéricas estáveis e sem chuva, o primeiro dia de treinos do GP da Comunidade Valenciana permitiu aos pilotos seguirem um normal plano de trabalho. Assim, a busca pela volta rápida e um lugar directo na Q2 pode acontecer apenas na terceira sessão de treinos livres, na manhã de sábado.
No fim do dia foi Jack Miller quem conseguiu o melhor tempo, precisamente na sua última volta da segunda sessão de treinos livres. O seu companheiro de equipa terminou em terceiro, logo atrás de Takaaki Nakagami, que tinha sido o mais rápido da manhã.
Miguel Oliveira terminou a sessão da manhã em nono, e à tarde, apesar de ter melhorado, desceu para 17.º, mas ficando a apenas 0,708 s do melhor tempo do dia.
«Globalmente foi um bom dia apesar de ter sido algo complicado no final, pois não conseguimos alinhar tudo para o derradeiro ataque a uma volta rápida» explica Miguel Oliveira. «Estamos ainda com algumas dúvidas em relação a alguns pormenores na moto, mas estou bastante satisfeito com o meu ritmo com pneus usados. Penso que estou forte mas certamente que amanhã temos que fazer melhor para conseguirmos entrar directo na Q2», concluiu o piloto da Red Bull KTM Tech3.
Joan Mir, que lidera o campeonato e pode conquistar o título este fim-de semana, sofreu uma queda na segunda sessão de treinos. Foi apenas a quinta queda da temporada para o piloto da Suzuki, que terminou o dia em 12.º, e por isso provisoriamente fora da Q2.
Rossi outra vez positivo… e depois negativo
Valentino Rossi voltou a acusar positivo à Covid-19 na terça-feira. Apesar do teste mostrar uma baixa carga viral, os médicos fizeram dois novos testes, na quarta e na quinta-feira, que deram ambos negativos, permitindo ao italiano alinhar neste GP.
Depois da Repsol ter anunciado que Marc Marquez só regressará para o ano, rumores levantam-se em Espanha acerca da gravidade da lesão do campeão do Mundo. Fala-se na eventualidade duma terceira cirurgia ao braço direito, e até na possibilidade de Marquez não estar pronto para regressar no início de temporada de 2021. Isso levaria a Honda a ter que colocar em marcha um plano B. Poderia este cenário alterar os planos de Andrea Dovizioso?…
Quem já tem o seu futuro confirmado é Cal Crutchlow. O piloto britânico aceitou o convite da Yamaha foi anunciado oficialmente como piloto de testes do construtor dos três diapasões para 2021.
Moto2 e Moto3
Jorge Navarro foi o piloto mais rápido dos treinos livres de Moto2, na frente de Luca Marini e de Fabio de Giannantonio. O líder do campeonato, Enea Bastianini, sofreu uma queda na segunda sessão, sem consequências, e terminou o dia na sexta posição. O seu principal rival, Sam Lowes terminou em quarto.
Em Moto3 foi Tony Arbolino quem registou o melhor tempo, na drente de Jaume Masia e Sérgio Garcia. Albert Arenas terminou o dia fora da Q2, em 15, enquanto que Ai Ogura acabou o dia como o nono melhor tempo.
A primeira sessão ficou marcada ppor várias quedas, incluíndo a de Filip Salac; o piloto checo depois de ter passado pelo hospital foi declarado inapto para este GP devido ao impacto que sofreu no peito.
Todos os resultados dos treinos do GP da Comunidade Valenciana aqui.