GP da Europa: pole para Pol, Oliveira em oitavo

Pol Espargaró vai sair da pole position pela segunda vez esta temporada, ao lado de Alex Rins e Takaaki Nakagami. Oliveira vai sair da terceira linha.

Pol Espargaró

Pol Espargaró conseguiu a pole position para o GP da Europa, num dia complicado pelas condições climatéricas. As sessões de sábado foram feitas com a pista molhada ou a secar.

Alex Rins regressou à primeira linha da grelha ao qualificar em segundo, e Takaaki Nakagami, apesar de uma queda na segunda qualificação, garantiu o terceiro lugar da grelha.

Miguel Oliveira foi 13.º na tabela combinada das três primeiras sessões de treinos livres e teve que passar pela primeira qualificação. Mas antes, foi o mais rápido na quarta sessão de treinos livres, com a pista molhada.

Na Q1 voltou a ser o mais rápido, e garantiu a passagem à segunda qualificação. Depois qualificou na oitava posição, e vai sair da terceira linha da grelha de partida.

«Foi um dia bom, estou satisfeito com todas as sessões», disse Oliveira. «Fui rápido desde o primeiro momento esta manhã e obviamente que fico satisfeito com o resultado da FP4 e Q1. Podia ter sido um pouco melhor na Q2 mas penso que globalmente podemos estar bastante satisfeitos com a oitava posição na grelha para a corrida de amanhã».

É a terceira vez esta temporada que Miguel Oliveira vai partir de uma das três primeiras linhas da grelha de partida. Oliveira já venceu três vezes em Valência (duas em Moto2 e uma em MotoGP) e no ano passado não participou no GP da Comunidade Valenciana devido a lesão. Esta será a sua primeira corrida neste circuito na categoria rainha.

O líder do campeonato, Joan Mir, qualificou na quinta posição. A debater-se com dificuldades perante as condições da pista, Fabio Quartararo, segundo do campeonato qualificou na 11.ª posição.

Maverick Viñales vai arrancar do pit lane para cumprir a penalização por ter excedido a alocação de motores para a temporada. O piloto espanhol qualificou em 15.º.

Rossi fora do ritmo

O resultado do último teste PCR de Valentino Rossi, conhecido ontem à tarde, deu negativo, e o piloto italiano pôde regressar à pista. Depois de ter estado ausente nos dois grandes prémios anteriores, de não ter rodado na sexta-feira, e com as condições mistas da pista. Foi 21.º nos treinos livres e não foi além de 8.º na Q1. Vai arrancar de 18.º para este GP da Europa.

A Ducati anunciou hoje a formação da Esponsorama Racing para o próximo ano. Ao lado de Enea Bastianini está confirmado Luca Marini. Era algo de que se falava há algum tempo e que foi agora confirmado. O comunicado com o anuncio não desvenda o futuro de Tito Rabat, que tinha contrato até ao final de 2021.

O fim-de-semana desastroso da Yamaha ainda não terminou. Um elemento técnico da equipa acusou positivo à Covid-19 e ele e outros quatro elementos do grupo de trabalho – incluindo Massimo Meregalli – tiveram que entrar em confinamento. Na qualificação o melhor piloto Yamaha foi Franco Morbidelli, no nono lugar.

Moto2 e Moto3

Em Moto2 Enea Bastianini foi o mais rápido nos treinos livres, na frente de Sam Lowes e Joe Roberts. Mas na qualificação foi Xavi Vierge quem conseguiu o melhor tempo numa pista a secar ao longo da sessão, depois do sol começar de novo a brilhar. Joe Roberts foi o segundo mais rápido e Sam Lowes fecha a primeira linha da grelha de partida. Luca Marini foi 15.º nos treinos livres e teve que passar pela Q1, onde foi um dos mais rápidos, passando à Q2. O italiano acabou por qualificar em sétimo, arrancando da terceira linha da grelha.Xavi Vierge

A categoria sofreu uma baixa. Jake Dixon, que não rodou sexta de manhã por causa de uma dor de estômago,; depois fracturou o pulso direito numa queda à tarde, e ficou fora de prova.

Em Moto3 houve muitas quedas ao longo do dia. Celestino Vietti foi o mais rápido nos treinos livres, mas seria John McPhee a conquistar a pole position, na frente de Raul Fernandez. Apesar de uma queda, Vietti garantiu o terceiro lugar da primeira linha da grelha.

O líder do campeonato, Albert Arenas, teve que passar pela Q1, e qualificou na quarta posição.John McPhee

Todos os resultados do GP da Europa aqui.