Há vários anos que se fala de um possível regresso do Mundial de Velocidade à Indonésia, e isso pode estar próximo. Entre o GP da Austrália e o da Malásia, Carmelo Ezpeleta e Carlos Ezpeleta – CEO e Director Desportivo da Dorna, respectivamente – visitaram Bali, a convite da Indonesia Tourism Development Corporation.
Durante a visita os representantes da Dorna, recebidos por Abdulbar M. Mansoer, CEO e Presidente Director do ITDC, visitaram os resorts turísticos de Nusa Dua e ainda Mandalika, na ilha de Lombok. Aqui o objectivo foi visitar uma possível localização para um grande prémio no futuro, integrada nos mais de 1000 hectares da estância de turismo.
Abdulbar M. Mansoer justificou assim a visita de Carmelo Ezpeleta: «O sr. Carmelo Ezpeleta esteve em Nusa Dua para uma merecida pausa no Bali National Golf Club antes de se dirigir a Kuala Lumpur para o GP da Malásia em Sepang. Não foi a sua primeira visita à ilha, pois já tinha visitado Nusa dua há dois anos. Para esta visita, durante o seu apertado horário e entre duas corridas, ele quis visitar Bali e também Lombok; em Mandalika apresentámos-lhe um potencial conceito para futuros eventos motociclísticos de competição. A sua visita foi breve, mas acreditamos que ele desfrutou a sua pausa; ficaríamos muito felizes de o receber outra vez em Bali e Lombok num futuro próximo».
Novo circuito em destino turístico
A Indonesia Tourism Development Corporation é uma empresa estatal cujo objectivo é criar novos destinos turísticos na Indonésia. O Mundial de Velocidade é muito popular neste país e por isso há interesse de ambas as partes em ter um grande Prémio na Indonésia. Para será necessário construír um novo circuito, a pensar também na Fórmula 1.
O Mundial já passou pela Indonésia, em 1996 e 1997, tendo como palco o Circuito Internacional de Sentul; este circuito recebeu também o Mundial de Superbike entre 1994 e 1997. Foi o filho de Suharto, o então presidente da Indonésia, que lançou a ideia de construir o circuito de Sentul. O projecto avançou e a construção terminou em 1993. Na segunda metade dessa década a Indonésia foi um dos países mais afectados pela crise financeira na Ásia; a situação política e económica agravou a reputação de Suharto, obrigado a demitir-se em 1998, depois de 31 anos na presidência. O circuito perdeu as suas provas internacionais, e depois de uma remodelação ficou mais pequeno, e sem hipótese de homologação.
Agora a Indonésia está preparada para construir um novo circuito, com preferência para uma zona de grande desenvolvimento turístico.