GP de Espanha: Fabio Quartararo na pole

O calor continuou em Jerez de la Frontera, mas isso não impediu Fabio Quartararo de conquistar a pole. Miguel Oliveira vai sair de 17.º.

Fabio Quartararo

Fabio Quartararo conquistou a pole position para o GP de Espanha. O piloto francês foi o mais rápido na qualificação, estebelcendo um novo recorde do circuito. Esta foi a sétima pole position de ‘El Diablo’ na categoria rainha do Mundial.

Marc Marquez alternou com o piloto francês no comando da Q2, e perto do final também Maverick Viñales teve na mão a pole provisória. Mas na sua última volta o piloto da Petronas Yamaha SRT bateu toda a concorrência e vai sair da primeira posição da grelha de partida.

«Hoje foi um grande dia», disse Quartararo, que também foi o mais rápido na terceira sessão de treinos livres. «Ontem foi a FP1 mais difícil da minha carreira, depois na FP2 as sensações eram melhores e depois esta manhã na FP3 fiz o primeiro ‘time attack’ desde os testes do Qatar. É uma grande conseguir a pole, especialmente depois de tanto tempo sem corridas, mas hoje é apenas sábado. Precisamos fazer o mesmo no domingo! Sabemos que somos fortes e a vida do pneu é boa, mas os nossos rivais também estão muito fortes. Não estou obcecado com a primeira vitória em MotoGP, o nosso objectivo é terminar no pódio».

Viñales em segundo

Apesar do calor e da temperatura do asfalto superior aos 50° C, foi outra Yamaha que alcançou a segunda posição da grelha. Maverick Viñales, que terminou os treinos livres na quinta posição, foi o segundo mais rápido. Chegou a passar pelo comando no final da sessão, antes de ser batido por Quartararo por 0,157 s.

«Sinto-me muito bem, sinceramente. Acho que melhorámos muito a moto, especialmente em condições mais quente. Trabalhámos muito e parece que encontrámos qualquer coisa, que será muito importante para amnhã. De qualquer modo, estou tão contente e excitado por começar a correr, porque na FP4 senti-me incrivelmente bem, e senti que fiz bons tempos por volta. Mal posso esperar por amanhã!», disse o piloto espanhol da Monster Energy Yamaha.

Marc marquez passou várias vezes pelo comando da Q2, mas no final seria batido por Quartararo e Viñales, para terminar em terceiro.

«Foi duro!», disse o campeão do Mundo. «O tempo por volta com esta elevada temperatura foi muito bom. Eu sabia ainda antes de deixar as boxes que o meu objectivo seria tentar estar na primeira linha, porque por alguma razão as Yamaha e Suzuki são muito rápidas numa volta com pneu novo. Mas temos estado a trabalhar na distância de corrida, e na FP4 o desgaste do pneu e o nosso ritmo foram muito bons. Este é o principal foco para amanhã».

Marquez trava Rins

Antes da qualificação Marc Marquez interferiu com a volta rápida de Alex Rins na FP3, que o apanhou a rodar mais devagar na trajectória. O incidente foi investigado pela direcção de corrida, que no final não tomou qualquer acção. Rins terminou os treinos em 12.º e teve que passar pela Q1.

Francesco Bagnaia, Jack Miller e cal Crutchlow vão preencher a segunda linha da grelha de partida. Depois de ter melhorado substancialmente na FP3, conseguindo passagem directa à Q2, Valentino Rossi não conseguiu melhor do que um 11.º na qualificação. «O sábado fez uma grande diferença. Ontem não me senti bem com o equilíbrio da muito, mas hoje melhorámos. Quando olhamos para os dados, o Maverick e o Fabio estão fortes em todo o lado. Habitualmente o Maverick é também muito bom na travagem. Parece que ele consegue parar a moto um pouco melhor do que eu, e esse é o principal problema neste momento», explicou o italiano. «Melhorámos muito em relação a ontem, mas precisamos de mais. Continuaremos a trabalhar para dar um novo passo, mas neste momento os três primeiros estão muito fortes e, no caso da Yamaha, o Maverick e o Fabio estão muito rápidos».

Oliveira em 17.º

Miguel Oliveira trabalhou nas primeiras sessões a pensar na corrida, guardando para a FP3 o ataque ao cronómetro para tentar ir directo à Q2. Apesar de ter conseguido melhor em mais de meio segundo face a sexta-feira, não conseguiu subir na classificação e teve que ir à Q1. Aí fez a sua melhor volta do fim-de-semana, mas terminou a sessão em sétimo, falhando a Q2.

«Esta manhã foi muito difícil encontrar o ritmo para uma volta rápida. Tivemos dificuldade outra vez em encontrar aderência. Na FP4 finalmente conseguimos dar um passo em frente e planeámos tirar o melhor partido da Q1. Acho que precisava de mais algum tempo com a configuração desta moto. O nosso ritmo é forte. Amanhã vai ser uma corrida longa e dura, por isso mantemos a nossa mente positiva e numa boa estratégia para o domingo», disse o piloto português, que arrancará da 17.ª posição da grelha de partida.

A Q2 ficou marcada por três quedas perto do final de Jack Miller, Andrea Dovizioso e Alex Rins. Os dois primeiros sairam ilesos, mas o piloto da Suzuki, que também caiu na Q1 depois de fazer o melhor tempo da sessão – deslocou o ombro e não poderá correr amanhã.

Moto2, Moto3 e MotoE

Em Moto2 Jorge Martin conseguiu a sua primeira pole position nesta categoria, batendo Jorge Navarro e Sam Lowes, que garantiu um lugar na primeira linha da grelha de partida. A qualificação não teve grande história, com Jorge Martin a conseguir a melhor volta logo após os quatro primeiros minutos da Q2, e ninguém o conseguiu superar até ao final.

«Ontem foi um dia difícil, mas hoje conseguimos dar um grande passo em frente, e senti-me confortável quer de manhã, com temperaturas mais amenas, quer à tarde, quando estava muito mais calor», disse Martin. «Estamos preparados e temos um bom ritmo que nos torna capazes de lutar pela vitória amanhã».

Em Moto3 Tatsuki Suzuki conseguiu a terceira pole da sua carreira, e vai ter a companhia de Andrea Migno e John McPhee na primeira linha da grelha de partida.

Em Jerez vai realizar-se também a primeira corrida do ano da categoria MotoE. O fim-de-semana foi dominado por Eric Granado, que levou a Enrgica Ego Corse com as cores da Avintia Esponsorama Racing a liderar todas as sessões de treinos. O brasileiro conquistou a pole position, e ao seu lado na grelha de partida terá Lukas Tulovic e Dominique Aegerter.

Todos os resultados aqui.