GP de França: Dovi lidera primeiro dia

Andrea Dovizioso foi o piloto mais rápido em Le Mans no primeiro dia de treinos para o GP de França.

Andrea Dovizioso GP de França
Andrea Dovizioso

Andrea Dovizioso entre uma sessão e outra anunciou que renovou com a Ducati, e com a mente liberta de ‘negociações’, foi o mais rápido. O piloto italiano fez a melhor volta do dia na segunda sessão de treinos livres para o GP de França, na frente de Marc Marquez e Valentino Rossi.

Num circuito onde tradicionalmente as Yamaha se dão bem, Maverick Viñales – que venceu aqui no ano passado – fez o terceiro melhor tempo. Logo a seguir ficou o herói local, Johann Zarco.

Graças ao bom palmarés das Yamaha neste traçado, Valentino Rossi estava optimista na quinta-feira, e acabou mesmo por conseguir um bom resultado. Aparentemente não conseguiu melhorias significativas nos testes pós-GP de Espanha, mas pelo menos na sexta-feira conseguiu o terceiro melhor tempo.

Boas condições climatéricas

Com bom tempo e a temperatura a subir à tarde, os tempos melhoraram na segunda sessão. Algumas quedas marcaram o primeiro dia de treinos, incluíndo a de Cal Crutchlow, que para já está fora dos 10 primeiros.

Dani Pedrosa está ainda dorido, queixando-se da anca devido à queda de Jerez. O espanhol não teve muito tempo para descansar devido aos testes em Jerez e Mugello. Mesmo assim conseguiu estar para já entre os 10 primeiros.

Pedrosa e Marquez usaram uma nova solução aerodinâmica nas suas motos, com apêndices laterais mais volumosos do que os usados até agora.

Jorge Lorenzo está a usar um novo quadro, que inicialmente tinha recusado no início do ano, vendo agora vantagens na sua adopção. O espanhol, que já venceu cinco vezes em Le Mans, fez o 10.º melhor tempo.

As condições climatéricas vão manter-se assim, com tendência para um ligeiro aumento de temperatura. Por isso a FP3 pode vir a ser interessante na luta pelo acesso directo à Q2.

Todos os resultados aqui.

1. Andrea Dovizioso – Ducati Team (1’32.501)

«Hoje foi um grade dia para nós porque anunciámos que o casamento com a Ducati continuará por mais dois anos. Acho qaue juntos realizámos um trabalho fantástico até agora, mas não é suficiente: queremos mais e estou feliz por ter chegado a um acordo que nos permitirá trabalhar com paz de espírito para obter melhores resultados. Hoje começámos bem, com a mente limpa e podemos ver isso pelos resultados. Conseguimos ser imediatamente rápidos esta manhã e depois à tarde demos mais um passo na afinação. Fui rápido quer com pneus novos quer com pneus usados, mas devemos continuar a melhorar porque há muitos pilotos que têm aqui um bom ritmo.»

2. Marc Marquez – Repsol Honda Team (1’32.104)

«Felizmente hoje tivemos duas sessões a seco para começar a trabalhar na moto. Para além disso, as previsões são de bom tempo para o resto do fim-de-semana, algo pouco habitual em Le Mans. Pudemos concentrar-nos na nossa configuração de corrida e perceber os pneus. Montámos todos os compostos do traseiro, e apenas nos falta analisar o duro dianteiro, que experimentaremos amanhã. Hoje dei a minha volta rápida com o duro traseiro, que já tinha 10 voltas. Foi um primeiro dia positivo, mas precisamos de continuar a trabalhar, já que queremos melhorar um pouco a configuração.»

Marc Marquez GP de França
Marc Marquez
3. Valentino Rossi – Movistar Yamaha MotoGP (1’32.179)

«Começámos bem o GP de França. Fui forte na primeira sessão de treinos livres e também consegui um ritmo à tarde com temperaturas mais elevadas. Tentei diversas afinações e pneus diferentes e no final fiz uma boa volta. É muito positivo ficar entre os três primeiros, mesmo sendo sexta-feira. Nesta pista a moto funciona muito bem, por isso podemos puxar e parece que o nosso ritmo não é muito mau com pneus usados. Ainda é muito cedo, ainda temos que decidir muitas coisas diferentes, especialmente pneus, mas também o equilíbrio da moto, mas foi um bom início.»

Valentino Rossi GP de França
Valentino Rossi
4. Maverick Viñales – Movistar Yamaha MotoGP (1’32.179)

«Hoje à tarde tentámos coisas novas que não funcionaram, por isso perdemos muito tempo na box. Não consegui entrar no ritmo, especialmente com o pneu dianteiro de composto médio, porque preciso de fazer algumas voltas antes de confiar nele. No entanto, no final sentia-me bem e fiz duas boas voltas, fui consistente. Para amanhã acho que ainda temos algumas coisas para melhorar, mas a moto está a trabalhar bem em toda a pista e sinto-me confortável nela. Estou confiante de que posso lutar por um bom resultado na qualificação de amanhã. Na FP2 a moto está a trabalhar bem, só acho que não usei o melhor pneu. De um modo geral estou contente, porque o ritmo está lá quando puxo, por isso consigo fazer um bom tempo por volta. Vamos ver o que sucede amanhã, mas para já sinto-me bem.»

Maverick Viñales GP de França
Maverick Viñales
5. Johann Zarco – Monster Yamaha Tech3 (1’32.279)

«Foi um bom primeiro dia aqui em França, com bom tempo, embora há muito tempo que não tínnhamos condições tão frescas, apesar do sol. Por isso precisei de ter alguma atenção com os pneus, porque sentimos que temos menos aderência, mas a Yamaha habitualmente trabalha aqui e as minhas sensações ficaram boas rapidamente. Fizemos um bom trabalho ao longo do dia. À tarde fomos competitivos mas ainda nos faltava algo. Esperamos ter boas condições amanhã de novo para encontrar esse passo, que certamente me ajudará muito e depois acho que conseguiremos ser rápidos em todas as voltas.»

Johann Zarco GP de França
Johann Zarco