GP Macau 2022 – Nadieh Schoots é a primeira mulher a competir!

Pela primeira vez na história do Grande Prémio de Macau teremos uma mulher em competição: Nadieh Schoots.

nadieh schoots

Embora as nossas atenções durante a 54ª edição do Grande Prémio de Macau estejam centradas no regresso do português André Pires ao Circuito da Guia, a verdade é que este ano ficará para a história no que respeita a esta competição de “road racing”. Tudo porque a piloto neerlandesa Nadieh Schoots – clique aqui para ficar a conhecer melhor – será a primeira mulher em competição no GP de Macau!

Esta será a primeira vez que uma mulher compete lado a lado com pilotos masculinos no Circuito da Guia, com Nadieh Schoots a ser então um dos maiores destaques do GP de Macau de 2022 que hoje, 17 de novembro, arranca com treinos de qualificação pelas 23H30 de Portugal Continental antes de terminar com duas corridas no próximo sábado 19 de novembro.

Depois de recebido o convite oficial por parte da Comissão Organizadora do Grande Prémio de Macau, a piloto Nadieh Schoots rapidamente se preparou para a estreia na prova do antigo território português.

nadieh schootsHá quatro anos já Nadieh Schoots esteve perto da estreia, mas uma lesão a poucos meses de viajar para Macau colocou esse sonho em espera. Aos 31 anos vai agora cumprir o seu sonho, tendo conseguido angariar os fundos necessários para a participação no GP de Macau através de uma campanha de crowdfunding.

Para além de já ter participado noutras corridas famosas do mundo do “road racing”, até para se poder qualificar para o Grande Prémio de Macau, Nadieh Schoots conta ainda com experiência no campeonato alemão de superbike, o IDM.

Reagindo à sua estreia na prova de Macau que assinala o fim da temporada de corridas de motos disputadas em circuitos desenhados aproveitando estradas públicas, como acontece no Circuito da Guia, a piloto neerlandesa refere que “Tenho sonhado em correr no Grande Prémio de Macau desde que conheci o piloto neerlandês Branko Srdanov em 2012, quando ambos competimos no IDM. Na verdade, na altura não acreditava que era algo que pudesse ou fosse um dia fazer, mas pensei que era a prova mais fixe que alguma vez tinha visto. No entanto, uma década e muito sangue, suor e lágrimas mais tarde, aqui estamos nós”.

Nadieh Schoots será assim uma de quinze pilotos a competir no Grande Prémio de Macau. Desses, onze são estreantes, sendo que dos quatro pilotos que já conhecem as dificuldades de pilotar uma superbike no Circuito da Guia, o português André Pires, que vai para a oitava participação e agora a estrear-se aos comandos de uma Honda CBR1000RR Fireblade, é o mais experiente.

Aqui ficam os horários completos do GP de Macau 2022 (horas de Portugal Continental)

5ª Feira 17 de novembro

23H30 – 24H00 Qualificação 1

6ª Feira 18 de novembro

04H30 – 05H00 Qualificação 2

23H30 – 23H50 Warm Up

Sábado 19 de novembro

02H35 Corrida 1

08H05 Corrida 2