Um modelo sob a insígnia Harley-Davidson com 500 cc poderá estar a caminho. Esta poderá ser afinal a primeira aposta, depois de em meados de 2019 a marca norte-americana ter anunciado a H-D 338R, fruto de um plano estratégico designado “More Roads to Harley-Davidson”, que preconiza a mobilização de uma nova geração de motociclistas em torno da marca, através do lançamento de vários novos produtos, destinados a segmentos onde tradicionalmente a H-D não está presente, inclusive em categoria de menores cilindradas e veículos elétricos.
Em 2019, ano que precedeu a pandemia, a marca norte-americana, através de um acordo de pareceria com a asiática Zhejiang QJmotor (dona da Benelli, Keeway, Qijiang, Generic, e KSR), deixava antever a chegada ao mercado de um modelo de mais reduzida cilindrada numa aposta orientada sobretudo para os mercados asiáticos. Falou-se de uma Harley-Davidson 338R de produção e comercialização locais. Contudo, e porque o mundo “parou” e o mercado mundial entretanto mudou, ao invés, começaram agora a surgir novos rumores sobre aquilo que parece ser uma aposta reajustada da H-D e que passa por lançar uma roadster com motor bicilíndrico paralelo com cilindrada de 500 cc.
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Alguma imprensa internacional já começou a divulgar fotos daquilo que parecem ser capturas de écran de um vídeo, onde podemos ver um protótipo roadster Harley-Davidson num banco de teste dyno. E pelas imagens, a fazer fé da sua veracidade, podemos aferir que se trata de uma produção que faz recordar e muito a já conhecida Benelli Leoncino 500. São vários os elementos mecânicos idênticos, com semelhanças por exemplo no conjunto de travões dianteiro, com duplo disco de montagem radial, ou ainda a suspensão de disposição invertida. Além destes, podemos notar um braço-oscilante com muitas parecenças ao da Leoncino 500, além das jantes, poisa-pés, suporte de matricula, espelhos retrovisores ou ainda o guiador.
Todavia, há alguns elementos naturalmente distintos, nomeadamente os contornos do depósito de combustível, o farol dianteiro ou ainda o painel de instrumentos. Também a secção traseira conta com uma finalização estética a relembrar as criações do passado da marca norte-americana, com um guarda-lamas largo e achatado, suportado por duas extensões exteriores, aproveitadas para receberem ainda os piscas traseiros.
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A presença de um plástico de proteção do banco e de uma pintura aparentemente finalizada, com inclusão dos logótipos da marca de Milwaukee no depósito, indiciam que este poderá ser um protótipo bastante próximo da versão final.
Refira-se que, tal como a proposta inicial da Harley-Davidson com 300 cc, esta “quinhentos” estará prevista para preencher sobretudo as estradas asiáticas, numa aposta de mercado maioritariamente a oriente. Não sabemos que planos terá a Harley-Davidson quanto ao seu lançamento no mercado europeu ou americano.
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