Texto Domingos Janeiro • Fotos Marcas/FIM
Os primórdios do enduro
É mais fácil assumir que o Enduro nasceu com a primeira edição dos ISDE em 1913. Mas na verdade, isso não corresponde totalmente à verdade. Nos primórdios da competição nas motos, as diversas disciplinas cruzavam-se entre si e praticamente não existiam diferenças. Não havia circuitos frechados de asfalto e quanto muito, havia estradas de terra batida que começaram a desafiar as motos e pilotos, para as primeiras corridas.
A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos. Actualmente, nas corridas do Campeonato do Mundo de Enduro, tanto os pilotos profissionais como os amadores, continuam a colocar à prova as motos que nasceram no início do século XX, as netas dessas primeiras motos.
Do início aos dias de hoje
Tal como nas primeiras bicicletas, as jantes dianteiras sempre se mantiveram maiores em relação às traseiras. Eram utilizados motores de dois cilindros a 4T, que permitiam atingir velocidades na ordem dos 45 km/h. Foi assim que Hildebrand & Wolfmüller, responsáveis pelo registo da patente 18553 de 20 de Janeiro de 1894, deram início a uma revolução. Construíram a primeira moto do mundo e nesse mesmo ano, foi organizada a prova Paris- Rouen, a primeira prova motorizada de sempre, com a participação de carros e motos. De cidade para cidade, as corridas começam a ganhar popularidade, até ao trágico acidente na prova Paris-Madrid em 1903, devido falhas graves na segurança, por parte da organização.
Nesta época, quase todas as corridas de motos eram, na verdade corridas de resistência. Como afirmava Charles Rolls – que ainda não havia conhecido o Royce – as corridas servem, principalmente, um propósito de desenvolvimento tecnológico e mecânico nestes primeiros anos: a resistência dos veículos era colocada à prova para se ver até onde aguentava. A aplicação do termo “resistência” a este tipo de competição, que mais tarde viria a dar origem a um desporto completamente diferente do “enduro”, está ligado a um evento cujo nome só por si já explica o seu propósito.
Foi o “Six Days Reliability Trial” de 1903, literalmente um extremo teste de resistência de seis dias de duração, organizado no Reino Unido. Esta competição coroava o piloto mais rápido a completar um percurso longo, sem qualquer paragem para assistência. Apenas poderiam ser feitas pequenas reparações e atestar combustível.
A produção de motos intensifica-se nos primeiros anos do século XX e surgem os primeiros modelos de marcas como as inglesas Royal Enfield e Triumph ou as americanas Harley-Davidson e Indian Motorcycle. É aqui que a história começa a mudar.