A Honda CRF450R tem sido a referência dos modelos de motocross desde a sua introdução em 2002 e depois da grande evolução que se verificou em 2021, o modelo recebeu novos refinamentos na geração de 2022, oferecendo uma pilotagem ainda mais suave com as novas configurações da ECU, além de novas válvulas na suspensão Showa, melhorando o equilíbrio do amortecimento entre a dianteira e a traseira. O quadro deste modelo é exatamente o mesmo da CRF450RW pilotada por Tim Gajser nos campeonatos mundiais de Motocross de 2019 e de 2020.
A disposição dos elementos sempre teve como objetivo dar ao piloto – seja amador ou profissional – um controlo total contrabalançando equilíbrio e agilidade. Isto, é claro, em conjunto com uma qualidade, durabilidade e longevidade pelas quais a Honda tenta oferecer aos seus clientes e é por isso reconhecida.
Para 2022, a ciclística da CRF450R não foi alterada, com exceção de ajustes internos nas suspensões Showa dianteira e traseira de modo a oferecerem um amortecimento mais firme, criando um desempenho ainda mais equilibrado e uma superior capacidade de curvar e facilidade de pilotagem. Na atualização de 2021, a forquilha recebeu mais 5 mm de curso, passando para 310 mm, e maior rigidez nas fixações do eixo. Agora para 2022, as anilhas de afinação de baixa velocidade empilhadas foram alteradas para gerarem configurações mais firmes de amortecimento em compressão e também em recuperação. O volume do óleo foi reduzido em 8 cm³, para 380 cm³ e agora há 13 níveis de afinação (em vez de 15) para o amortecimento em extensão e 15 níveis para o amortecimento em compressão, tal como era antes.
A renovação completa das anilhas de afinação empilhadas de baixa, média e alta velocidade do amortecedor traseiro Showa MKE AF2 oferece uma configuração geral mais firme do amortecimento em compressão. Agora temos 11 posições de afinação em termos de amortecimento em extensão (em vez dos 8 níveis do modelo anterior) e 6 para o amortecimento em compressão de alta e baixa velocidade (antes eram 12).
A CRF450R de 2022 não tem alterações no seu motor Unicam de quatro válvulas e 449,7 cc, exceto no que se refere à programação da ECU. Este componente foi renovado e promove ainda mais o controlo linear do acelerador, aumentando as melhorias que recebeu no modelo de 2021.
No capítulo da electrónica, a nova geração 2022 conta com o Sistema HSTC de Controlo de Tração Variável (HSTC) com 3 modos de condução (mais opção de desligar – OFF), enquanto que o Controlo HRC de arranque oferece 3 níveis de actuação. Através do botão EMSB (Engine Mode Select Button – Botão de Seleção do Motor do Motor) é possível seleccionar um dos três mapas para ajustar a potência do motor. A completar os principais argumentos desta nova CRF450R de 2022 junta-se a consola de programação do HRC (HRC Setting tool) que oferece os modos Aggressive e Smooth.
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