A Honda tem vindo a apresentar desde 2017 diversos sistemas inteligentes de controlo e auxílio do equilíbrio da moto. Exemplos disso são o primeiro protótipo Honda Riding Assist de 2017 e a Riding Assist-e apresentada no Salão de Tóquio, no mesmo ano. Desde então o maior fabricante mundial de motos evoluiu o conceito e desenvolve um sistema automático de contra-brecagem.
Mais do que motos que andam sozinhas ou que se autoequilibram seguindo o seu proprietário, o sistema automático de contra-brecagem da Honda, e que foi revelado agora num conjunto de patentes, será um verdadeiro auxiliar para os motociclistas.
A primeira coisa que devemos ter em conta neste conceito da Honda é: o que é a contra-brecagem?
Esta é uma técnica de condução imprescindível para todos os motociclistas. Não será possível conduzir uma moto sem utilizar a contra-brecagem. Ao contrário do que acontece num veículo de três ou mais rodas, quando o condutor desse veículo pretende seguir uma determina direção, tem de virar o guiador / volante na direção que pretende seguir.
Numa moto, e devido às dinâmicas de condução específicas que um veículo de duas rodas exige, o condutor deve exercer força no guiador para o lado contrário da curva. Desta forma a moto irá inclinar para a direção pretendida. Atenção que esta técnica deve ser utilizada em combinação com outras técnicas de condução. Porém, a contra-brecagem é a base da condução de uma moto.
Tendo por base esta técnica, a Honda pretende auxiliar os motociclistas a controlar a moto através de um sistema automático de contra-brecagem.
Nos esquemas das patentes agora reveladas, o novo sistema automático de contra-brecagem utiliza motores elétricos comandados pela unidade de medição de inércia instalada na moto. Se a IMU detetar que a moto está a deslizar lateralmente e poderá existir perda de controlo do equilíbrio, o sistema aplica a contra-brecagem necessária para que o motociclista mantenha o controlo da moto.
O mecanismo está fixo à coluna de direção da moto. Liga-se à mesa de direção superior por um veio. Assim que o algoritmo inserido na IMU pela Honda deteta instabilidade, é exercida uma quantidade de força predeterminada na direção oposta, efetivamente usando a contra-brecagem. A Honda acredita que desta forma automática o condutor da moto recupera mais facilmente o controlo e evitará quedas indesejáveis.
Evidentemente a Honda não revela grandes detalhes técnicos sobre este sistema automático de contra-brecagem. A moto utilizada nos esquemas da patente é uma Gold Wing, que, pelas suas dimensões e peso, será a “cobaia” perfeita para testar e desenvolver esta tecnologia. Porém, facilmente a marca japonesa poderá adaptar a tecnologia a outros modelos.
Talvez até seja possível a Honda trabalhar o sistema automático de contra-brecagem em combinação com o sistema de autoequilíbrio já apresentado nas Riding Assist-e. Num futuro, talvez não muito distante, a Honda poderia apresentar uma moto com condução autónoma.