Honda e Haslam emergem para a liderança em Jerez

Leon Haslam levou a Honda ao primeiro lugar no final do dia inaugural de testes em Jerez de La Frontera.

No primeiro confronto directo com a concorrência a nova Honda CBR 1000RR com Leon Haslam aos comandos assegurou o melhor registo ao traçado de Jerez de La Frontera, onde se estão a realizar os primeiros testes do ano 2020.

Com a chuva e as baixas temperaturas a marcarem a jornada – que não deverá ter melhores condições amanhã – o dia ficou marcado por uma queda de Álvaro Bautista logo na quarta volta da sua primeira saída, uma queda sem consequências de maior, sendo ele um dos acidentados de um dia difícil e onde se notou a ausência de Jonathan Rea que não deverá mesmo testar deixando o trabalho para Alex Lowes que só durante a tarde entrou em pista.

Michael Van Der Mark foi o segundo mais rápido ficando a apenas 31 milésimas de Haslam, cabendo a estreante Garrett Gerloff a terceira posição a 33 milésimas de Van Der Mark. O quarto posto ficou nas mãos de Scott Redding – que testou um novo chassis e componentes de motor – com Loris Baz a ser o quinto, eles que passaram igualmente pela primeira posição da folha de tempos ao longo do dia.

25 pilotos estiveram em pista, entre Superbike e Supersport, num dia onde por quatro vezes foi mostrada a bandeira vermelha e a sessão interrompida devido a quedas de pilotos como Michael Van Der Mark, Toprak Razgatlioglu, Bautista ou Chaz Davies (caiu por duas vezes) entre outros.

Amanhã pilotos e equipas enfrentam o segundo dia de testes no asfalto andaluz, um dia para o qual está marcada a presença da chuva para condicionar todo o programa de trabalho antes da viagem para Portimão onde na próxima semana (segunda e terça-feira) se realizarão os derradeiros testes antes da viagem para Phillip Island onde começará o campeonato.

Tempos 1º Dia

1º Leon Haslam (HRC Team) 1’52.149
2º Michael van der Mark (PATA YAMAHA WORLDSBK OFFICIAL TEAM) +0.031
3º Garrett Gerloff (GRT Yamaha WorldSBK Junior Team) +0.064
4º Scott Redding (ARUBA.IT Racing – Ducati) +0.359
5º Loris Baz (Ten Kate Racing Yamaha) +0.511