Já passaram alguns meses desde que a Honda Hornet 750 foi apresentada, pelo menos em formato estilizado, com a marca japonesa a divulgar os primeiros esboços da próxima geração da popular naked de média cilindrada que para 2023 vai apresentar muitas novidades neste seu regresso às estradas.
A grande novidade na Hornet 750 será a utilização de um novo motor. Para trás ficará o típico quatro cilindros em linha que tantos motociclistas aprenderam a gostar, e desfrutar, aproveitando a sua performance e polivalência. Porém, a nova geração desta naked vai contar com um novo motor bicilíndrico paralelo.
Muito se ter especulado sobre qual será o motor da nova Honda Hornet 750, e a verdade é que desde início a revista MotoJornal, que esteve em Itália à conversa com os responsáveis pelo projeto, refere que esta unidade motriz não será apenas uma nova versão do atual motor que equipa as NC750.
Na realidade, e até do que é possível ver nas fotos espia da também nova Transalp 750, o motor de nova geração é na realidade uma variante derivada do dois cilindros da maior CRF1100L Africa Twin, com os cilindros posicionados em posição mais vertical e não tão inclinados para a frente como acontece nas NC.
E agora que nos aproximamos da apresentação oficial desta nova Honda Hornet 750, o que deverá acontecer durante o Salão de Colónia INTERMOT nos primeiros dias de outubro, a marca japonesa divulgou, finalmente, as informações oficiais relativas à potência e binário.
O motor dois cilindros em linha apresentará uma cilindrada de 755 cc, com distribuição SOHC e 8 válvulas (quatro por cilindro). De acordo com a Honda, é um motor que se destaca por ser compacto e leve, mantendo um caráter desportivo com as rotações a subirem de forma “livre”.
Ainda que a Honda Hornet 750 prometa uma boa dose de potência nos regimes mais elevados, a marca refere que o grande foco no desenvolvimento deste motor foi de o dotar de uma generosa dose de binário nos médios regimes, aproveitando ao máximo a ordem de ignição de 270 graus e um escape especialmente desenhado para otimizar a performance.
E por falar em performance, sabemos agora que este motor dois cilindros em linha da Hornet 750 terá uma potência de 91,7 cv às 9.500 rpm, sendo que o binário máximo é de 75 Nm às 7.250 rpm. Isto significa que em relação à performance “pura e dura”, a nova Hornet 750 perde ligeiramente para a última Hornet 600 de quatro cilindros, que apresentava na ficha técnica 100 cv de potência.
O som do novo motor da Honda Hornet 750 pode ser ouvido se clicar aqui
Aproveitando o momento da revelação da performance do motor da nova Hornet 750, Fuyuki Hosokawa, responsável pelos testes deste projeto da marca japonesa, refere que “A Hornet sempre foi uma moto muito especial para a Honda. O desempenho emocionante e envolvente sempre foi combinado com a agilidade e manobrabilidade. Antes de iniciar este projeto, pensámos muito sobre que tipo de desempenho queríamos dar ao motociclista. Sabíamos que era essencial manter a potência de ponta clássica da Hornet, e, ao mesmo tempo, como é uma nova geração do Hornet para os tempos modernos, queríamos que o motor tivesse uma sensação de binário realmente forte e uma sensação de ‘pulsação’. Para obter o tipo de desempenho e leveza de manobrabilidade que queríamos, sabíamos que tínhamos que desenvolver um motor de dois cilindros de curso curto totalmente novo, com cambota de 270°. Isso proporcionaria não apenas aquela performance de topo, mas também o binário desportivo em baixa rotação, ideal para conduzir em ambientes urbanos e acelerar à saída de curvas em estrada aberta”.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar todos os detalhes da apresentação da nova Honda Hornet 750. A não perder!