Depois do teaser em vídeo, a Honda já revelou os dados técnicos da nova CBR600RR, cuja comercialização começará a 25 de Setembro.
Desde que a Honda parou com a venda da sua desportiva de 600 cc de quatro cilindros na Europa em 2016 que não havia novidades sobre uma nova versão. A moto foi continuando a ser vendida fora da Europa. Aqui, no Velho Continente, a Honda foi apostando na mais ‘civilizada’ e racional CBR650, mas que não é uma verdadeira supersport.
No início deste mês a Honda revelou um vídeo sobre o novo modelo de 600 cc, e agora já são conhecidas as características técnicas da nova CBR600RR.
A Honda remodela assim a sua supersport, mas com um senão: a nova moto não será comercializada na Europa. A CBR600RR não cumpre as actuais normas europeias de emissões e, para além disso, a Honda diz que as vendas deste segmento não recuperaram na Europa, pelo que não se justifica o regresso do modelo ao mercado europeu.
A categoria ficou moribunda no Velho Continente, quando as vendas das desportiva mergulharam a pique; a isso juntou-se o facto de que os baixos números de vendas do segmento não justificavam os custos de desenvolvimento para cumprir a norma Euro4.
Agora a Honda remodela a sua supersport, mas esta será apenas comercializada no Japão e na Austrália.
Naturalmente, a nova Honda CBR600RR tem um motor de quatro cilindros em linha, com 599 cc que resultam de cotas internas de 67,0 mm x 42.5 mm e uma taxa de compressão de 12,2:1.
A Honda reivindica 121 cv de potência máxima conseguidos às 14 000 rpm, e um binário máximo de 64 Nm às 11 500 rpm.
Acelerador electrónico e IMU
A marca japonesa revela que alterou alguns materiais nos componentes internos, como árvores de cames, molas das válvulas e cambota, mas sem especificar. Aumentou também o diâmetro dos corpos do acelerador e os colectores de admissão; as condutas internas do líquido de refrigeração foram redesenhadas.
A nova CBR600RR vem equipada com acelerador electrónico – ride by wire – e unidade de medição inercial (IMU), o que permite maximizar o funcionamento de todos os sistemas de ajuda à condução, como ABS, controlo de tracção, modos de condução, anti-wheelie e ajuste do efeito de travão-motor.
A estética foi modernizada, e inclui asas laterais externas para gerar ‘downforce’, não internas como na Fireblade. A Honda reivindica ter o menor coeficiente de resistência aerodinâmica da categoria.
Na ciclística conta com quadro em diamante forquilha telescópica invertida Showa Big Piston, e apresenta 1375 mm de distância entre eixos e um peso em ordem de marcha de 194 kg. Os pneus têm a medida 120/70ZR17’’ na dianteira e 180/55ZR17’’ na traseira. O depósito de combustível tem 18 litros de capacidade.
A venda da Honda CBR600RR no Japão começará no dia 25 de Setembro; a marca conta vender 1000 unidades por ano. O preço será de 1 460 000 ¥, cerca de 11 680 €.
Podem ver mais fotos da nova CBR600RR no site da Honda Austrália.