Hugo Santos assume liderança da Comissão de MX da FMP

O veterano piloto Hugo Santos deixa a sua carreira nas pistas e assume a presidência da Comissão de Motocross da FMP.

Líder destacado do Campeonato Nacional de Motocross na classe de Veteranos, e 3º na categoria rainha de MX1, Hugo Santos vai interromper a carreira como piloto abdicando de perseguir o recorde absoluto de títulos nacionais em prol de uma causa maior.

O piloto da Puretech aceitou o desafio lançado pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e será, já a partir do dia 1 de maio, presidente da Comissão de Motocross da FMP.

Uma decisão ratificada na Assembleia Geral da entidade federativa realizada a meio da semana e que apanhou meio mundo de surpresa.

Afinal, após o duplo triunfo em Casais de Santo Quintino, nada fazia esperar tão repentina mudança de rumo do piloto apoiado pela Puretech, que “Por uma questão de ética e respeito absoluto para com a modalidade” deixa de imediato o interior das pistas, passando a acompanhar as corridas desde o exterior.

hugo santosPara Hugo Santos esta foi “Uma decisão que não foi fácil” refere o flaviense, explicando que “Aos 40 anos não podia fugir à obrigação de devolver ao motocross tudo o que proporcionou ao longo de toda a carreira. E numa altura em que o Nuno Cação teve de abandonar o cargo por questões profissionais, o MX não podia ficar ao abandono”.

Naturalmente esta foi uma decisão que mereceu a compreensão e apoio de Joaquim Cidade, CEO da Puretech, “Por todo o respeito que merece o Hugo Santos e por sentirmos o espírito de missão que o levou a aceitar esta responsabilidade. Uma tomada de decisão que vai impedir mais um título já em 2023, mas que não retira qualquer brilho a uma excelente carreira desportiva que sempre apoiámos”.

Desta forma, os destinos do motocross nacional estarão a partir do próximo mês de maio nas mãos de um dos mais condecorados pilotos de MX, com Hugo Santos a tornar-se agora no líder da modalidade e que certamente utilizará toda a sua experiência nas pistas para levar a bom destino o MX, nesta nova “corrida” da sua vida sempre ligado à modalidade.

Hugo Santos, também conhecido como “El Toro”, conta com 24 títulos de Campeão Nacional, tendo também dedicado grande parte da sua vida à formação para ajudar novos pilotos a iniciar e evoluir a sua carreira no MX/SX. “É um novo desafio que vou iniciar com a mesma dedicação e empenho que fiz durante toda a minha carreira desportiva. Grato por poder contar com o apoio de uma equipa fantástica com grande experiência na nossa modalidade, e poder dar continuidade à evolução que se registou nos últimos tempos”.

O Presidente da FMP, Manuel Marinheiro, comentou que “O Nuno fez um excelente trabalho com toda a comissão MX/SX e estávamos inteiramente satisfeitos com o progresso que se tem registado. No entanto a vida é feita de oportunidades e, embora fosse nossa vontade que o Nuno pudesse continuar na sua função, compreendemos a decisão e agradecemos o que fez pelo MX/SX e também o facto de podermos continuar a contar com o seu apoio na modalidade. O Hugo Santos será certamente a pessoa certa para dar continuidade a esse trabalho, pelo atleta que foi e por tudo o que fez pela modalidade ao longo da sua carreira”.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto nacional e internacional. A não perder!