Insólito – Na Roménia deixa de ser obrigatório extintor na moto!

Depois de quase dois anos de luta, os motociclistas romenos deixam de ser obrigados a ter um extintor na sua moto, entre outras coisas.

extintor

Fará em junho próximo dois anos que a Revista Motojornal, após o alerta da FEMA – Federação de Associações de Motociclistas Europeus, partilhou um artigo em que demos a conhecer uma das obrigações mais insólitas do mundo das duas rodas: a obrigatoriedade dos motociclistas romenos circularem com extintor nas suas motos!

Agora, e passado quase dois anos desde que ficámos a conhecer este facto insólito, a associação de motociclistas romenos MotoADN anunciou que o governo da Roménia optou por finalmente identificar de forma diferenciada no seu Código da Estrada veículos como automóveis e motos.

Graças ao esforço da MotoADN, que lançou uma petição para eliminar a necessidade dos motociclistas romenos serem obrigados a ter nas suas motos elementos como extintor, dois triângulos de sinalização de emergência, ou ainda um kit de primeiros socorros, uma petição que conseguiu recolher mais de 8.000 assinaturas em poucos dias, o Parlamento Romeno e o Ministro dos Transportes daquele país finalmente cederam, optando por acabar com esta situação insólita do Código da Estrada.

imagem @ MotoADN

Na verdade, o esboço da nova Lei romena que acaba com a obrigatoriedade de as motos circularem com extintor foi delineado pelo Senado e votado em novembro de 2022, sendo aprovado com 117 votos a favor, nenhum voto contra e apenas uma abstenção.

De então para cá um grupo de trabalho liderado pelo Senador Cristinel Gabriel Berea, ele próprio um motociclista e membro bastante ativo na comunidade local das motos, acabou por trabalhar a Lei que foi agora aprovada pelo Presidente Romeno.

Está assim resolvido um dos casos mais insólitos em termos de legislação de motos dos últimos anos.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!