Na ausência dos vencedores das edições anteriores, Marc Marquez e Brad Baker, foi o americano JD Beach (Yamaha) quem levou a vitória absoluta na quinta edição do Dirt Track de Barcelona.
O piloto americano venceu as três finais da categoria Open, enquanto que na categoria Superprestigio, que reúne os pilotos mundialistas, as vitórias nas respectivas finais seriam repartidas entre Toni Elias (Suzuki), Albert Arenas (KTM) e Remy Gardner (Yamaha), com a vitória a recair em Toni Elias, com mais cinco pontos do que Arenas.
Na Superfinal, que reuniu os melhores piloto das duas categorias, Toni Elias ainda liderou nas primeiras voltas, mas seria rapidamente ultrapassado por Beach, que comandou até ao final para vencer destacado sobre o seu compatriota Brair Bauman (Kawasaki). O americano não fez um bom arranque, e no final da primeira volta era apenas 5.º, mas rapidamente começou a sua recuperação, passando primeiro por Fabio di Giannantonio (Zaeta), depois levou quatro voltas para passar Toni Elias e rodou praticamente até ao final no terceiro lugar, para na última volta alcançar e ultrapassar Ferrán Cardús (irmão mais novo de Ricky, e actual campeão espanhol de dirt track), garantindo assim o segundo lugar final.
Uma das desilusões da noite terá sido Johann Zarco, que com uma queda e maus arranques nas finais, não conseguiu chegar à Superfinal.