Joan Pedrero e Pan America 1250 confirmados no 1000 Dunas Raid

O piloto espanhol Joan Pedrero vai voltar a testar os limites da Harley-Davidson Pan America 1250. Desta vez enfrenta o 1000 Dunas Raid.

Depois de vencer na exigente Baja Aragón, o piloto espanhol Joan Pedrero, um dos nomes que habitualmente encontramos na lista de inscritos do Rali Dakar, está novamente a preparar-se para entrar em ação aos comandos da Harley-Davidson Pan America 1250. Desta feita a dupla estará no arranque do 1000 Dunas Raid, prova “off-road” que se realiza de 22 a 29 de outubro.

Com partida e fim em Granada, Espanha, mas com destino principal do 1000 Dunas Raid a ser o deserto de Merzouga, em Marrocos, esta prova será um novo desafio para Pedrero e a maxitrail Pan America 1250.

Um ambiente diferente da Baja Aragão, com mais areia e que vai levar ao extremo as capacidades técnicas do piloto e da própria moto americana, equipada com um V-twin de 1250 cc e capaz de disponibilizar 150 cv, mas que também se destaca pela utilização de diversas tecnologias idealizadas para facilitar a vida do condutor, como seja o sistema de ajuste automático da altura, ou ARH.

1000 dunas raidTodas as características técnicas da Harley-Davidson Pan America 1250 terão de funcionar a 100% se Joan Pedrero quiser lutar por posições de destaque na categoria Elite Raiders, a categoria concebida para pilotos profissionais que procuram o seu limite e o da sua moto, e que até pensam neste 1000 Dunas Raid como uma forma de preparação para outras provas “off-road” mais exigentes, como seja o Rali Dakar.

Esta é a categoria onde também é percorrida uma maior distância nesta prova: 2500 km no total.

Para esta edição de 2022, o 1000 Dunas Raid terá um percurso do composto por 7 etapas: a primeira etapa terá 120 km e depois serão 6 etapas de 395 km. O raid representa uma semana de alta intensidade. Partindo de Granada, os pilotos cruzam o Mar Mediterrâneo de ferry de Motril a Nador. Atravessam as montanhas do Atlas, onde provavelmente enfrentarão temperaturas extremas e neve. Depois descem em direção às dunas de Erg Chebbi, atravessando as áreas mais desertas de Marrocos. Nas últimas etapas do raid, os pilotos cruzam o território marroquino de Merzouga a Nador, enfrentando a parte mais desafiadora da corrida antes de regressarem a Granada.

Para além da componente competitiva contra o cronómetro, neste raid a organização procura dar um especial destaque à navegação, com um percurso particularmente exigente a este nível, e que colocará à prova as capacidades dos pilotos em encontrarem o caminho no meio do deserto.

Falta agora perceber como é que se vai portar a Harley-Davidson Pan America 1250 nesta prova mais exigente. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar a presença de Joan Pedrero no 1000 Dunas Raid, e também lhe vamos contar tudo sobre este evento “off-road”. A não perder!