Joana Gonçalves continua na luta pelo título europeu de enduro

A piloto lusa continua próxima da líder do campeonato. Joana Gonçalves foi 3ª na ronda portuguesa do Campeonato da Europa de Enduro 2023.

joana gonçalves

Foi no passado fim de semana que Joana Gonçalves, piloto Husqvarna Portugal Jetmar, voltou a competir para o Campeonato da Europa de Enduro. Desta feita, o campeonato visitou Santa Marta de Penaguião, e Joana Gonçalves fechou a sua participação com um 3º lugar que a mantém a curta distância da líder da classificação de pilotos, e, por isso, com o título europeu ainda na sua “mira”.

Foi por entre os mais belos socalcos e vinhas do Douro Vinhateiro, que aproximadamente sessenta participantes cumpriram a segunda jornada do Campeonato da Europa de Enduro. Com organização a cargo do Clube Natureza Extreme, esta prova sob a égide da FIM Europa, contou com um percurso com cerca de 45 km e três especiais de grande qualidade.

À semelhança da ronda italiana, Joana Gonçalves – na classe Senhoras -, alinhou com uma Husqvarna FE 250.

O dia de sábado acabou por ser o mais positivo de todo o fim de semana, tendo a piloto da equipa Husqvarna Portugal Jetmar passado mesmo pela liderança da competição. Apesar de tudo, o “calcanhar d’Aquiles” da jovem portuguesa continua a ser a Extreme Test.

Nas três voltas e meia que compunham a competição, Joana Gonçalves perdia tempo nesta cronometrada, e na derradeira passagem acabou mesmo por cair e perder cerca de 40 segundos. A piloto portuguesa finalizava o primeiro dia de competição na 2ª posição.

Já no domingo, todos os pilotos cumpriam o mesmo número de voltas do dia anterior – três e meia – com um total de 12 especiais. Joana Gonçalves sentiu algumas dificuldades e à passagem da segunda volta acabou por quebrar o seu ritmo. A perder muito na Enduro Test e sem conseguir melhor os seus tempos, a portuguesa concluía o domingo no lugar mais baixo do pódio.

Em termos de Europeu, Joana Gonçalves mantém o 3º lugar, quando faltam cumprir duas jornadas. A luta pela vitória tem sido uma constante, pelo que as principais intervenientes estão separadas por apenas nove pontos.

Classificação do Campeonato da Europa de Enduro: 1º – Vilde Marie Holt – 73 pontos; 2º Tanja Schlosser – 69 pontos; 3 – Joana Gonçalves – 64 pontos.

No final da prova disputada em Santa Marta de Penaguião, Joana Gonçalves comentou que “Apesar de tudo acabou por ser um bom fim de semana. Este ritmo de corridas é muito importante para eu conseguir voltar ao meu melhor ritmo. As especiais acabaram por ficar bastante exigentes devido à deterioração pelas muitas passagens e domingo acusei algum cansaço. A organização está de parabéns pela prova que montaram, bem como o público que foi incansável no apoio”.

Joana Gonçalves regressa à competição já nos próximos dias 26 a 28 de maio na Finlândia. A jornada escandinava será a segunda pontuável para o Mundial de Senhoras e decorrerá na cidade de Heinola.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto. A não perder!