Mais uma novidade que começa a circular no meio: A KTM está a testar uma nova KTM 790 Duke R. Todavia, não se sabe ao certo se a sua designação oficial se fica pelos “790” ou se sobe até os “890”.
A verdade é que a marca austríaca se quiser combater as Yamaha MT-09, ou Triumph Street Triple RS terá de trazer ao mundo uma 790 Duke R mais refinada e mais capaz.
Nas fotos que se mostram, o antigo piloto de MotoGP e piloto de testes da KTM, Jeremy McWilliams, prova as competências daquela que pode vir a ser justamente a KTM 890 Duke R, porém sem certezas de que este motor ganhará maior capacidade cúbica.
Outra dúvida que se coloca é saber-se se o motor vai ganhar em termos de potência. Se considerarmos que a Duke 690 R é mais potente que a versão 690, e que assim também o é com a Triumph Street Triple RS em relação à Street de base, então o mais certo é que esta “R” venha a aparecer mais espigada do que a versão base.
Por confirmar também é como KTM vai superar as restrições da norma Euro5. O mais lógico e o que a maioria dos construtores têm feito é aumentar a cilindrada dos motores. E neste caso, alguma imprensa internacional sugere os 890 cc. Todavia, existem outras soluções que as marcas podem sempre trabalhar, como seja proceder a alterações na taxa de compressão, nas árvores de cames, alterações na electrónica do motor, redesenhar os sistemas de escapes, etc.
Pelas fotos percebe-se que a nova Duke apresenta novas pinças de travão monobloco Brembo na frente, com montagem radial, e uma forquilha da WP que se presume ser totalmente ajustável.
Saberemos em breve como afinal a KTM resolveu esta equação. Aguardemos pelo Salão de Milão, de Novembro próximo.
Outros artigos: