Já a completar dois anos de existência e, de acordo com a marca austríaca, uma existência bem-sucedida e que a posiciona no topo do segmento, a KTM 890 Duke R prepara-se para enfrentar as rivais vestida com um novo look!
Tal como a KTM tinha anunciado, hoje foi o dia de ficarmos a conhecer a versão 2022 da naked de média cilindrada. A grande diferença, e que rapidamente é notada ao ver as primeiras imagens disponibilizadas, é a sua cor que vai buscar inspiração na decoração das KTM RC16 de MotoGP.
A opção de cor “Atlantic Blue” passa agora a também estar disponível na 890 Duke R para além de ser uma das cores em destaque na poderosa 1290 Super Duke R.
Definida pela KTM como um “bisturi” perfeito para atacar as curvas de uma estrada de montanha ou de um circuito, tal é a sua precisão quase cirúrgica, a nova 890 Duke R mantém a aposta numa combinação de motor e ciclística que lhe conferem capacidades dinâmicas acima da média.
Graças ao motor LC8c, um bicilíndrico capaz de gerar uma potência de 121 cv e um binário máximo de 99 Nm, esta moto movimenta-se com facilidade de curva em curva. O quadro tubular, uma estrutura tipo treliça, garante que o condutor usufrui de um controlo perfeito dos movimentos do conjunto apoiado em componentes topo de gama.
Por exemplo, as suspensões WP APEX totalmente ajustáveis fazem o trabalho de digerir as imperfeições do asfalto, e simultaneamente transmitem ao condutor da KTM 890 Duke R a informação necessária para conduzir a moto no limite. A travagem está a cargo de pinças Brembo Stylema que mordem discos de 320 mm, tudo controlado pelo sistema Brembo MCS – Multi Click System, para um “feedback” ainda melhor na manete de travão e afinação perfeita.
As jantes de 17 polegadas desta variante R estão cobertas por pneus Michelin Power Cup 2. A KTM optou por estas borrachas francesas de forma a garantir que a 890 Duke R mantém a aderência independentemente das condições de condução.
Para ajudar o condutor a domar a bestialidade da 890 Duke R, os engenheiros da KTM optaram por utilizar uma plataforma de medição de inércia 6D. Esta é uma das unidades de medição inercial mais avançadas disponíveis atualmente no segmento. Graças aos sensores, a IMU deteta as forças longitudinais, laterais e verticais a que a moto está sujeita.
Desta forma, a 890 Duke R conta com controlo de tração e ABS sensíveis ao ângulo de inclinação. Por outro lado, a utilização de uma IMU avançada significa que os parâmetros de controlo das ajudas eletrónicas são mais sensíveis e melhor afinados, garantindo uma condução mais segura e ao mesmo tempo mais divertida.
Claro que o condutor da KTM 890 Duke R poderá optar por utilizar diversos modos de condução com parametrizações pré-definidas. De série a KTM disponibiliza três modos de condução – Rain, Street e Sport –, mas caso o proprietário tenha ideias de explorar ao limite as capacidades da nova 890 Duke R, a KTM permite desbloquear o modo de condução Track. Este modo é, no entanto, um opcional pago à parte.
E por falar em acessórios, juntamente com a chegada da versão 2022 da KTM 890 Duke R, fica também disponível um novo catálogo de Power Parts exclusivamente desenvolvido para personalizar a moto ao gosto e necessidades de cada cliente. Um exemplo disso é o sistema de escape Akrapovic “Ready To Race”.
A KTM anuncia que esta novidade chega aos concessionários ainda durante o mês de fevereiro. Porém, ainda não temos a informação de qual será o PVP desta novidade em Portugal. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos atualizar este artigo com essa informação assim que o importador nacional Jetmar confirmar o valor.
Fica agora por desvendar aquela que será a opção mais intrigante e agressiva da gama 890 Duke. Dia 22 de fevereiro a KTM promete desvendar os detalhes técnicos e todas as imagens da 890 Duke GP.