Embora os grandes fabricantes de motos centrem as suas atenções nos modelos de estrada, a verdade é que aqueles fabricantes que têm alguma apetência para a competição, aproveitam sempre que podem para mostrar as suas capacidades técnicas e tecnológicas. É o caso da KTM, que para 2023 renova a “track only” RC 8C, a desportiva que deriva dos conhecimentos obtidos em MotoGP para se tornar numa verdadeira joia para todos aqueles que desejam máxima performance em pista.
Pouco mais de um ano depois de ter lançado a primeira geração, a KTM decide investir ainda mais no projeto que permite ao comum motociclista – “comum”, mas com uma carteira bastante recheada de euros! – sentar-se aos comandos da RC 8C, uma desportiva que prima pela potência, leveza e aerodinâmica.
Tudo nesta nova KTM RC 8C é feito a pensar nos melhores tempos por volta.
Começando pelo motor bicilíndrico LC8c. Este motor mantém a sua cilindrada fixa nos 899 cc, sendo que no seu interior encontramos diversas novidades: novas válvulas e bielas em titânio, mais leves e resistentes, aumentou-se a taxa de compressão, corpo de injeção maior e uma bomba de combustível de maior débito.
Tudo isto permitiu à KTM aumentar a potência dos anteriores 128 cv para os mais saudáveis 135 cv às 11.000 rpm, enquanto o binário máximo da RC 8C é de 98 Nm às 8.250 rpm. Esta performance faz-se ouvir através de um sistema de escape completo assinado pelos especialistas da Akrapovic, fabricado em titânio, mas que adota um novo desenho da ponteira.
Refira-se ainda que a pré-carga da embraiagem é aumentada, desaparece o veio de equilíbrio superior e o veio de equilíbrio no cárter foi otimizado para garantir maior resistência. Para garantir que a temperatura do motor bicilíndrico LC8c não atinge patamares demasiado elevados, a nova RC 8C recebe um radiador de óleo adicional da Pankl.
O quadro em aço tubular CrMo4, uma estrutura tipo treliça, mantém-se da geração anterior. A KTM desenvolveu este quadro tendo em vista as exigências do mundo da competição, nomeadamente na categoria Moto2 onde até há bem pouco era a opção da marca austríaca, antes de adotarem o atual quadro Kalex.
Numa moto pensada para obter os melhores tempos em pista, temos sempre de ter em conta o peso anunciado. Neste caso a KTM revela que a nova RC 8C ganha dois quilos em relação à primeira versão, atingindo agora os 142 kg a seco.
A nível de ciclística encontramos ainda jantes super leves, e suspensões topo de gama WP Apex Pro, com afinações base mais suaves de forma a garantir, por um lado, mais conforto para o piloto, mas também uma capacidade otimizada na leitura do asfalto e das suas irregularidades, o que se vai traduzir em maior confiança, principalmente em inclinação extrema.
Numa moto onde a aerodinâmica tem uma enorme preponderância nas qualidades dinâmicas do conjunto, a KTM RC 8C destaca-se por ser apenas a segunda moto disponível ao público a utilizar a famosa “colher” ou spoiler inferior no braço oscilante. A primeira moto a disponibilizar esta solução aerodinâmica de MotoGP foi a Aprilia RSV4 XTrenta.
Com um pacote eletrónico altamente evoluído e a apresentar novidades no que respeita ao ajuste de opções como mapas de motor, intervenção do controlo de tração ou força do efeito travão-motor, a KTM RC 8C conta ainda com pinças Brembo Stylema e uma bomba de travão Brembo RCS19 Corsa Corta, que permite uma personalização detalhada de parâmetros como sensibilidade do travão, ajuste da manete ou ponto inicial de “mordida”.
Tal como na primeira geração há um ano, a KTM RC 8C apenas esteve disponível para aquisição através de um microsite online exclusivo para o efeito.
E dizemos “esteve”, pois, tal como há um ano, a nova versão, limitada a 200 unidades, foi totalmente reservada por clientes KTM em poucos minutos que não perderam tempo e assim que abriram as reservas fizeram questão de garantir o lugar na fila de espera.
Por cada mês apenas serão fabricadas 30 unidades da nova RC 8C, totalmente montadas e preparadas à mão!
As motos, produzidas em parceria com os especialistas Kramer Motorcycles, começam a ser entregues aos proprietários no início do próximo ano, sendo que do total de duzentos teremos 30 felizardos que vão ter a oportunidade de receber a sua nova RC 8C num evento que a KTM denomina de Ultimate Track Experience.
Neste evento as motos serão então entregues aos seus proprietários, com a marca austríaca a encarregar-se do transporte das trinta unidades da RC 8C da fábrica até ao circuito Ricardo Tormo, em Valência. Depois do evento terminado a KTM transportará as motos até ao concessionário da marca austríaca escolhido pelo cliente.
E por falar em cliente, e tendo em conta que estamos perante uma experiência única, a KTM vai disponibilizar durante o dia em pista uma série de pilotos de Grande Prémio da casa de Mattighofen que vão rodar em pista com os clientes, sendo que nas boxes estará toda uma equipa de técnicos do departamento de competição da WP para afinar as suspensões ao acordo com preferências e necessidades de cada cliente.
O KTM RC 8C Ultimate Track Experience realizar-se-á de 25 a 27 de abril de 2023.