No fim de semana em que completou 16 anos de idade, Mariana Afonso começou a época da Taça do Mundo de Trial2 Women, em Tolmezzo, Itália. A jovem piloto de Viana do Castelo estreou-se com uma nova moto e conseguiu o 11º lugar entre concorrentes de Itália, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Noruega.
Depois de uma longa espera, motivada pelas circunstâncias da pandemia mundial, Mariana Afonso começou oficialmente a sua temporada desportiva este fim-de-semana, em Tolmezzo, no norte de Itália, palco da primeira prova da Taça do Mundo de Trial2 Women, integrada no Campeonato do Mundo da especialidade. A jovem piloto portuguesa, que em 2020 fez história ao conseguir o título feminino TR3 no Campeonato de Espanha de Trial, estreou-se aos comandos de uma GasGas e conseguiu o 11º lugar nos dois dias de competição em Itália, mostrando a sua evolução perante adversárias mais experientes.
“Depois de tantos meses a treinar, foi muito bom poder finalmente competir e logo na Taça do Mundo, onde obviamente o nível é muito alto.”, afirmou a piloto de Viana do Castelo. “Comecei algo nervosa no sábado, mas depois consegui estabilizar e penso que no domingo já estive mais próxima dos meus objetivos para esta época, que será necessariamente de aprendizagem. Foi preciso sofrer um pouco com o calor, estiveram temperaturas na casa dos 37o C, mas cheguei ao final com o sentimento de missão cumprida. Penso que evoluí como piloto e representei a minha região e o meu país no Campeonato do Mundo, que é algo que me deixa sempre muito orgulhosa.” concluiu Mariana Afonso.
Depois da abertura da Taça do Mundo, Mariana Afonso vai agora disputar a primeira prova do Campeonato de Espanha de Trial, onde este ano ascenderá à categoria TR2. A prova disputa-se em La Foz de Morcín (Astúrias), nos dias 26 e 27 de junho.
Outros artigos: