Mário Patrão sobe para 33º da geral

Mário Patrão espreita uma posição entre os 30 melhores no Dakar 2020.

Mário Patrão subiu hoje ao 33º lugar da classificação absoluta do Dakar 2020 e está cada vez mais perto do TOP 30. Após ter disputado a primeira parte da etapa maratona, a 10ª especial desta edição, que ligou Haradh a Shubaytah ao longo de 345 quilómetros cronometrados por força da anulação dos derradeiros 200 quilómetros da especial por questões de segurança.

A jornada que conduziu pilotos e equipas ao Rub’ al-Khali ou ‘Empty Quarter’, um dos maiores desertos do mundo, deveria ter sido de 534 quilómetros, mas foi interrompida por decisão da organização, por forma a manter as condições de segurança. O agravamento das condições climatéricas pautado por ventos fortes esteve na base desta decisão.

O piloto teve um andamento regular, mas prudente, optando assim por efectuar uma boa gestão entre algum cansaço que já se sente e o trabalho de revisão e preparação das motas da equipa para o dia seguinte que ainda o espera. Mário Patrão explica o que se passou no dia de hoje: ‘Optei por fazer uma navegação regular e à cautela, sem cometer erros, com o intuito de me poupar e poupar a moto porque só amanhã haverá assistência por parte da equipa de fábrica, pelo que hoje ainda tenho longas horas de trabalho pela frente, com o intuito de preparar a minha mota e a dos companheiros de equipa para o dia de amanhã. No dia de hoje perdi-me duas vezes, mas nada de muito significativo”.’

Amanhã Mário Patrão terá pela frente um total de 744 quilómetros, 379 dos quais cronometrados, que vão ligar Shubaytah a Haradh. O dia começa com um espectáculo que se estende ao longo de 80 quilómetros pelas mais belas dunas do país para de seguida conduzir a comitiva pelos passos dos pioneiros que exploraram a região em busca de petróleo.