InícioDesportoMartim Ventura fecha o Abu Dhabi Desert Challenge em 12º e tem...

Martim Ventura fecha o Abu Dhabi Desert Challenge em 12º e tem ‘passaporte’ para o Dakar

Martim Ventura estreou-se em bom plano no deserto e fechou o Abu Dhabi Desert Challenge com o 12º à geral e apuramento para o Rali Dakar.

-

A edição de 2025 do Abu Dhabi Desert Challenge tinha para Martim Ventura (BP Ultimate Adventure Team) dois claros objetivos para o futuro da sua carreira: estrear-se nas provas de Rally Raid e no deserto para continuar a evoluir nesta vertente do todo-o-terreno conforme pretende, mas também para tentar o apuramento para o próximo Rali Dakar.

E tendo em conta os dois objetivos, Martim Ventura conseguiu que a sua participação no Abu Dhabi Desert Challenge fosse um sucesso em ambas as vertentes.

O piloto da BP Ultimate Adventure Team concluiu com sucesso a sua participação na 34ª edição do Abu Dhabi Desert Challenge, com Martim Ventura a ‘carimbar o passaporte’ que lhe garante a entrada para o Rally Dakar 2026, a grande aposta do piloto para o seu projeto desportivo.

Pelo meio, o piloto da Husqvarna conseguiu ainda somar os primeiros pontos para o Campeonato do Mundo, saindo da prova disputada nos Emirados Árabes Unidos no Top 10 da classificação Rally2.

- PUBLICIDADE -

martim ventura

Na derradeira etapa da corrida, o jovem piloto do BP Ultimate Adventure Team, aos comandos de uma Husqvarna 450 Rally, obteve o 4º tempo entre os pilotos Rally2, foi uma vez mais 2º entre os pilotos Juniores, e terminou ainda a última etapa no 11º lugar da classificação Geral.

Com estes resultados o piloto português encerra a sua participação no Abu Dhabi Desert Challenge em 5º lugar na categoria Rally2, 2º Júnior e na 12ª posição à Geral, desta que foi a segunda ronda do W2RC (World Rally Raid Championship).

No final da sua estreia nesta prova, Martim Ventura faz questão de referir que “O Abu Dhabi Desert Challenge 2025 terminou e eu acabei na 12ª posição. Foi um rali que me correu muito bem, onde cumpri todos os objetivos que tinha estabelecido. Queria fazer uma prova calma e serena e foi exatamente isso que fiz. Comecei com muita calma e ao quarto dia, quando já me sentia mais preparado, tentei soltar-me um pouco mais e consegui obter o meu melhor resultado. A minha estreia no deserto não podia ter sido melhor. Estou muito contente com este resultado. Os próximos desafios anunciarei em breve, mas o apuramento para o Rali Dakar 2026 está feito. Agora vou treinar e reunir condições para estar à partida da maior prova de todo-o-terreno do mundo no início de 2026”.

O Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, que ainda recentemente tinha conquistado a vitória na Baja TT Montes Alentejanos e assim iniciado a defesa do seu título da melhor forma, está agora de regresso a Portugal onde vai preparar a sua participação na Baja Castelo Branco, a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que se realiza entre os dias 21 e 23 de março.

Está assim dado mais um passo para no futuro vermos o jovem talento Martim Ventura a disputar o Rali Dakar, seguindo os passos de outros grandes pilotos portugueses que se destacaram nesta prova rainha do TT mundial.

- PUBLICIDADE -

Galeria de fotos Martim Ventura – Abu Dhabi Desert Challenge

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -