Texto: Domingos Janeiro
Husqvarna Vitpilen 701
Destaques: 11.441 € | 692 cc | 75 cv | 157 kg
O regresso da Husqvarna aos modelos de estrada não poderia ser feito de outra forma.
Modelos de aparência futurista e minimalista, que nos tornam no centro das atenções.
As ópticas em LED ajudam e muito, no design moderno, um dos mais futuristas deste comparativo café racer.
Rodar aos comandos da Vitpilen, é um verdadeiro exercício de estilo! Mas, se a estética cumpre pela positiva, já as prestações deixam-nos um pouco mais reticentes. É uma moto dura, com uma posição de condução muito extrema.
A altura do assento ao solo é de 830 mm, que nos faz chegar ao chão com apenas um pé, muito por culpa do largo arco das pernas.
Espaço para passageiro suficiente, sem pegas para segurança, com pousa-pés em borracha que ajudam a filtrar as vibrações.
Mas nem tudo são “espinhos”! O motor de um cilindro empresta-nos 75 cv de potência para desfrutarmos de bons momentos, com os 72 Nm de binário a chegar-nos às 6750 rpm.
Uma baixa muito forte, que nos faz recorrer ao quick shift de origem com frequência e que se torna um autêntico vício para ouvirmos as pequenas “explosões” melódicas expelidas pelo silenciador Akrapovic, aqui montado como acessório.
Por falar em acessórios, as jantes de raios também o são! Devido à arquitectura do motor, de um cilindro de grande capacidade, somos obrigados a rodar acima das 4000 rpm, com o motor sob tensão, pois caso contrário sofremos muito com o bater do bloco, pouco prático na cidade.
A caixa de seis velocidades está bem escalonada e com bom tacto. O consumo, de 4,4 litros aos 100 km, é dos mais baixos das sete.
Em termos dinâmicos, a travagem é potente, mas o tacto, principalmente da manete direita, responsável por operar o disco dianteiro de 320 mm, com pinça radial de quatro êmbolos, mostra-se demasiado reactivo e “on-off”.
O travão traseiro apresenta um tacto exemplar e com o ABS não muito interventivo.
Suspensões firmes e com ajustes, tanto na frente como atrás.
Necessitamos de uns bons quilómetros para nos habituarmos às reacções da frente, que custa a entrar em curva, levando-nos a ter que forçar um pouco.
Apresenta uma condução exigente e acusa de forma imediata a intervenção do travão dianteiro. As vibrações estão sempre presentes e os retrovisores sofrem muito com esse efeito, já que quanto mais elevada for a rotação, menos visibilidade temos.
O controlo de tracção, desligável, ajuda-nos a manter o forte binário controlado, assim como o levantar da roda da frente. O painel de instrumentos é o mais básico de todas e a autonomia que nos é apresentada varia de forma exagerada, pelo que será preferível optarmos por nos guiar pelo nível de combustível apresentado por barras.
Para desligarmos o controlo de tracção, basta ficarmos a carregar no botão colocado no painel, que não tem qualquer indicação. É uma espécie de botão “secreto”! O painel tem toda a informação necessária, mas não prima pela visibilidade.
FICHA TÉCNICA HUSQVARNA SVARTPILEN 701 | |
PREÇO | 11.441€ |
MOTOR TIPO | um cilindro, 4T, refrigerado por líquido |
DISTRIBUIÇÃO | árvore de cames à cabeça |
DIÂMETRO X CURSO | 105 x 80 mm |
CILINDRADA | 692 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 75 cv/n.d. |
BINÁRIO MÁXIMO | 72 Nm/6750 rpm |
EMBRAIAGEM | multidisco em banho de óleo, deslizante |
CAIXA | 6 velocidades |
FINAL | por corrente |
QUADRO | treliça em tubos de aço |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha invertida WP, Ø43 mm, curso 135 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | monoamortecedor WP, ajustável na pré-carga, curso 135 mm |
TRAVÃO DIANTEIRO | disco de 320 mm, pinça radial de 4 êmbolos, ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 240 mm, pinça de 1 êmbolo, ABS |
PNEU DIANTEIRO | 120/70-17” |
PNEU TRASEIRO | 160/60-17” |
COMPRIMENTO MÁXIMO | n.d. |
LARGURA MÁXIMA | n.d. |
ALTURA DO ASSENTO | 865 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1466 mm |
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO/TRAIL | n.d./n.d. |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 12 litros |
PESO | 157 kg (a seco) |
CORES | cinzento |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | Jetmar |