Miguel Oliveira no retrato ao Assen TT

A Holanda tem uma forte tradição no MotoGP e o traçado de Assen não é por acaso que é conhecido como a Catedral da Velocidade. Miguel Oliveira já lá venceu.

A primeira corrida de Miguel Oliveira em Assen não foi em 2011 quando se estreou no campeonato do mundo aos comandos da Aprilia 125 cc, mas sim três anos antes quando, no dia 28 de Junho de 2008, deu espectáculo na corrida da Rookies Cup a caminho daquela que foi a sua segunda vitória na competição, e que tantos pilotos trouxe para a ribalta e para o MotoGP.

– Em 2013, Miguel Oliveira conseguiu em Assen a sua primeira ‘pole’, a primeira também para a Mahindra desde o ‘nascimento’ das Moto3 no ano anterior.

– No circuito de Assen, já conseguiu dois pódios: um terceiro em 2014 e uma vitória em 2015, ambos em Moto3.

– O melhor resultado de Miguel Oliveira em Moto2 foi um quinto lugar em 2017 depois de qualificar em quarto.

– Em 2018, qualificou-se em 17º e fez uma brilhante recuperação até ao sexto posto.

– No ano de 2019, o português realizou aqui a sua primeira corrida em MotoGP na Holanda. Qualificou-se em 17º, na frente Johann Zarco e terminou na 13ª posição, sendo o segundo melhor piloto entre as KTM.

A Catedral

Assen foi o único circuito no calendário e na história do mundial MotoGP que recebeu uma prova de forma ininterrupta desde a criação do campeonato em 1949 até 2019. Por força do cancelamento da edição 2020, devido à situação pandémica a nível global em 2021, a prova realiza-se pela 72ª vez.

O circuito original que foi utilizado até 1954 tinha uma extensão de 16,54km, sendo reduzido para 7,7km em 1955 e depois 6,1km em 1984. O actual formato está a ser utilizado desde 2006, com alguns pequenos ajustes. O traçado actual conta com 4,5 km, com 6 curvas para a esquerda (L) e 12 para a direita (R). A largura é de 14 metros e a maior recta possui 487 metros.

Em 2016, as corridas realizaram-se pela primeira vez a um Domingo, depois de anteriormente terem sido sempre realizadas ao Sábado.

A corrida de 500 cc em 1975 foi a única na categoria maior do campeonato onde os dois primeiros classificados de uma corrida foram creditados com o mesmo tempo de corrida. Barry Sheene e Giacomo Agostini terminaram tão juntos que os cronometristas – que utilizavam sistemas manuais capazes de medir á milésima de segundo – foram incapazes de os diferenciar.

Pilotos mais vitoriosos de sempre em Assen

Angel Nieto – 15 vitórias (9 em 125 cc e 6 nas 50 cc)

Giacomo Agostini – 14 vitórias (6 em 500 cc e 8 nas 350 cc)

Valentino Rossi – 10 vitórias (8 em MotoGP , 1 nas 250 cc e 1 nas 125 cc)

Mike Hailwood – 9 vitórias (4 nas 500 cc, 2 nas 350 cc e 3 nas 250 cc)

Jim Redman – 9 vitórias (1 nas 500 cc, 4 nas 350 cc, 3 em 250 cc e 1 nas 125)

Fonte: Miguel Oliveira Fan Club

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