Miguel Oliveira Racing Team na estreia do ESBK 2022

O Miguel Oliveira Racing Team teve a sua estreia no ESBK 2022 durante este fim-de-semana no circuito andaluz de Jerez de la Frontera.

Com quatro pilotos na estreia do ESBK, o Miguel Oliveira Racing Team iniciou este fim‑de‑semana a sua temporada 2022, um arranque que valeu pontos preciosos na tabela do campeonato vizinho. Novamente integrado no paddock do campeonato espanhol de velocidade, o ESBK, a equipa de Oliveira levou até Jerez de La Frontera as suas cores espalhadas por três distintas categorias.

Os jovens pilotos Afonso Almeida e Fernando Bujosa estiveram no pelotão da competitiva e bem concorrida categoria Pré-Moto3, sendo que o primeiro teve estreia na classe, enquanto que o segundo já conta com experiência nesta classe depois de ter alinhado na mesma na época 2021.

Tendo saído da oitava posição na grelha de partida, o piloto maiorquino assinou dois fantásticos ‘top ten’, ao ser o nono classificado na primeira corrida e a obter um quarto lugar na segunda jornada do fim-de-semana. O espanhol da equipa portuguesa chegou a estar no terceiro lugar, mas no final acabou na quarta posição após as 13 voltas realizadas aos 4.423 metros do circuito andaluz.

Entre os 35 pilotos do pelotão surgiu um empenhado Afonso Almeida para cumprir a sua corrida de estreia na classe. O bi-campeão nacional de Moto4 colocou a sua nova moto na 14ª posição da grelha de partida, registando depois as 13ª e 11ª posições na primeira e segunda corrida, respectivamente, para assim somar os primeiros pontos do ano.

Na mesma classe esteve ainda o estreante Gonçalo Melo que, depois de ter sido o 20º na qualificação, fechou a primeira corrida na 20ª posição e a derradeira no 22º. A cumprir o seu primeiro fim‑de‑semana em circuitos grandes o ‘rookie’ evoluiu ao longo de todo o fim‑de‑semana e melhorou os seus registos volta após volta, naquela que foi mesmo a sua primeira corrida fora do ambiente das mini-motos, onde até agora sempre competiu.

Em estreia também no ESBK 2022 nas Moto4, esteve Gonçalo Capote, o campeão nacional em título das Moto5, que fez a sua primeira prova com uma 300 e depois de ter sido 31º na qualificação recebeu a bandeira de xadrez na primeira corrida no 22º posto. Na segunda corrida foi forçado a abandonar com um problema técnico na sua moto.

Circuito de Jerez-Ángel Nieto, localizado às portas da conhecida cidade de Jerez de La Frontera, foi assim o primeiro dos seis cenários de um campeonato que encerrará a sua época também na Andaluzia e que terá passagem pela primeira vez pelo circuito do Estoril, entre os dias 12 e 15 de Maio.

Já a próxima paragem na agenda da equipa de Miguel Oliveira será já nos dias 15 e 16 de Abril para a abertura do CNV 2022, no Circuito do Estoril.

Outros artigos:

Pilotos do Miguel Oliveira Racing Team a caminho de Jerez