Milhares de motociclistas contra o IUC invadiram Lisboa este domingo

Lisboa foi invadida por milhares de motociclistas que se manifestaram contra o IUC, numa iniciativa do Grupo de Acção Motociclista.

Foto: Victor Schwantz Barros / Revista MotoJornal

Conforme estava previsto e à muito anunciado e organizado, decorreu este domingo 5 de novembro um megamanifestação dos motociclistas portugueses que mostraram ao Governo português toda a sua insatisfação contra o Imposto Único de Circulação (IUC).

Esta iniciativa teve como organizador o Grupo de Acção Motociclista (GAM), que, noutras alturas, já foi responsável pela luta dos motociclistas nos mais diversos temas, procurando defender os interesses de toda a comunidade das duas rodas em Portugal.

Desta feita o objetivo da manifestação foi mostrar ao Governo liderado pelo primeiro ministro António Costa, que o aumento extraordinário previsto do IUC para veículos ligeiros e motociclos anteriores a 2007, fruto da nova “componente ambiental”, não deverá ser aplicada.

A sensação dos motociclistas é de que esta medida incluída no Orçamento do Estado para 2024 é mesmo um “roubo”, a juntar a tantas outras subidas de impostos que os portugueses já têm de suportar.

iuc
Foto: Victor Schwantz Barros / Revista MotoJornal

Assim, numa longa caravana de motos, com grupos vindos de Norte e do Sul de Portugal, motociclistas a representar motoclubes ou motociclistas individuais, a cidade de Lisboa foi invadida – veja aqui o vídeo do momento –, com a caravana de manifestantes a percorrer as principais artérias rodoviárias da capital, terminando a viagem na Praça do Império e onde os motociclistas, e mais propriamente os representantes do Grupo de Acção Motociclista, puderam entregar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, um manifesto contra o IUC e os aumentos anunciados que tanta polémica causam na sociedade portuguesa.

O Presidente da República chegou mesmo a sair à rua para ouvir diretamente da boca dos motociclistas as preocupações por aquilo que consideram ser um “roubo”, e de acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, a Presidência da República está sensibilizada e consciente da situação do IUC e o impacto que o aumento terá na vida dos portugueses, mostrando o seu apoio à luta dos motociclistas contra este imposto.

O nosso colaborador e fotógrafo Victor Schwantz Barros marcou presença na manifestação em Lisboa, e aqui ficam algumas das fotos que tirou, e que ajudam a perceber um pouco do que foi este dia de luta organizado pelo GAM contra o IUC.

Galeria de fotos da manifestação contra o IUC

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!