O construtor norte-americano tem uma história de mais de um século na produção de motos e, ao longo desse tempo, conseguiu construir e consolidar um conjunto de valores intangíveis que cativam milhares de fãs por todo o mundo. Quem possui uma Harley-Davidson seguramente não só se revê nas qualidades da máquina, como também incorpora e se identifica com o carácter e o carisma emanados pelo emblema norte-americano.
A Harley-Davidson hoje é muito mais que uma marca de motos; é também uma comunidade de pertença, onde os seus seguidores partilham de uma filosofia comum em torno das motos – a que nos atrevemos em apelidar de espírito Harley. E este fenómeno de sucesso não encontra paralelo em nenhuma outra marca de motos, quer no modelo e convicção da “militância”, quer no número de entusiastas que possui em todo o globo.
A força inusitada da imagem corporativa da Harley-Davidson na actualidade tem origem nos produtos motos, mas deve-se também a um sem número de factores, onde não são alheias as primeiras corridas de motos nos Estados Unidos, no início do século passado, e… quiçá também a uma camisola – uma peça de vestuário que se tornou num acessório de utilização incontornável para os fãs da marca à época. E assim estava dado o mote para a criação das primeiras colecções de vestuário e acessórios sob chancela própria da marca – algo que, hoje em dia, é um filão comercial importante para qualquer marca no universo das duas rodas.
Bill Jackson, o arquivista principal do Harley-Davidson Museum, acompanha-o e explica-lhe a criação das primeiras camisolas de competição H-D nesta curta metragem, disponível no canal do Youtube da marca.