Moto Morini Calibro – Para os apaixonados pelas Custom

A marca italiana reforça a sua gama com o regresso ao segmento Custom. Aqui ficam os detalhes da nova Moto Morini Calibro.

calibro

Dentro em breve a cidade de Milão vai passar a ser o “centro do mundo das duas rodas”, quando as portas da EICMA abrirem ao público, revelando assim as mais recentes novidades para 2024. Porém, a cidade italiana foi antecipadamente o cenário para a revelação de uma novidade da Moto Morini. A nova Calibro assinala o regresso da marca italiana aos modelos Custom.

O projeto foi concebido e concretizado inteiramente através do Centro de Estilo localizado em Trivolzio, com os designers a optarem por seguir um caminho que claramente adapta a Moto Morini Calibro de forma a atrair os motociclistas que procuram uma cruiser moderna, mas com um estilo sempre clássico.

Com linhas musculadas, a Calibro dá uso a um motor bicilíndrico paralelo de 650 cc, mas que neste caso está instalado num quadro tipo duplo berço, em aço, de geometria e dimensões específicas de uma cruiser, nomeadamente a distância entre eixos mais alongada e que atinge neste modelo os 1490 mm.

calibroA marca italiana revela que, para além da sua versão “full power”, esta novidade vai ainda estar disponível na versão limitada para carta A2 (35 kW), destacando-se, de acordo com a Moto Morini, pelos baixos consumos, fiabilidade, mas também pela forma “divertida” como se deixar explorar.

O condutor da nova Moto Morini Calibro terá a possibilidade de escolher a posição dos apoios para os pés mais adequada às suas preferências: para trás para uma condução mais ativa e dominante sobre os movimentos da moto, ou com os pés para a frente, posição ideal para os motociclistas que procuram a máxima descontração nos períodos de viagem mais longos.

Sentado a apenas 720 mm de altura do solo, o que ajudará a transmitir confiança para manobrar e controlar uma moto que pesa 200 kg, o condutor vai desfrutar de um conjunto de comandos especificamente desenvolvidos para a Calibro, que pode adotar uma configuração monoposto, bastando remover o assento do passageiro, que inclui costuras contrastantes.

calibroO painel de instrumentos, pese embora estejamos a falar de uma Custom, é uma mistura entre elementos analógicos e digitais, enquanto o depósito de combustível com capacidade para 15 litros de gasolina é fabricado em metal, que certamente ajudará a dotar a Calibro de uma sensação de maior qualidade.

Ainda ao nível das características técnicas, e das informações que foram para já reveladas pela Moto Morini, sabemos que a travagem fica a cargo de um disco dianteiro de 320 mm, enquanto na traseira um disco de 255 mm ajudará a manter a moto sob controlo. Nos momentos mais “apertados” o condutor da Calibro irá desfrutar da maior eficácia do ABS com função em curva, sistema fornecido pela Bosch.

A transmissão final é por correia, uma característica de acordo com as mais puras Custom, enquanto as jantes adotam uma configuração mista: a dianteira é de 18 polegadas enquanto a traseira é de 16 polegadas.

A Moto Morini confirma que a nova Calibro será uma das motos que poderemos ver ao vivo no Salão de Milão EICMA, que este ano acontece de 9 a 12 de novembro, integrando uma gama 2024 que será composta por muitas outras novidades.

Recordamos que a Moto Morini é representada no nosso País pelo importador Puretech Moto. Para mais informações sobre os modelos da marca italiana poderá contactar o importador clicando aqui .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!