Depois do Secretário de Estado das Infraestrutras, Jorge Delgado, ter adiantado no passado dia 20 de setembro que o Governo está a preparar um diploma para a transposição, a partir de janeiro de 2022, da directiva europeia que preconiza a obrigatoriedade de inspeções técnicas sobre os veículos de duas rodas, muitas têm sido as vozes que voltam a demonstrar com números e argumentos científicos a sua indignação por uma medida que apelidam de “negócio”.
Um dos motociclistas, colaborador da Motojornal há muitos anos, membro do G.A.M. – Grupo de Acção Motociclista, e também dirigiente da FMP- Federação de Motociclismo de Portugal, muito conhecido e respeitado em todo o país, quer pelas suas viagens, quer pelo seu trabalho de há decadas em prole do desenvolvimento e defesa do sector das duas rodas, António Francisco, também conhecido por Tó Manel, resume assim o seu entendimento sobre esta questão num comentário ao seu prórpio post no facebook:
“Fico ABISMADO com os comentários que aparecem sobre este tema das inspeções às motos… O pessoal parece que ainda não percebeu o que está aqui em causa. Vou tentar ser claro… As inspeções são “supostamente” uma medida que visa combater a sinistralidade rodoviária e é apenas desse modo que a medida se justifica sendo, inclusive, o único argumento usado por quem as quer implementar, ou seja, combater a sinistralidade. Acontece que, segundo estudos científicicos feitos na Europa, apenas 0,3% (sim, zero vírgula 3 por cento) dos acidentes com motos são provocados por “falha mecânica”. Óbviamente 0,3% é um valor de tal modo irrelevante que não justifica a relação custos/mais valias que as IPO representam para os motociciclistas.
O problema da sinistralidade rodoviária reside no factor “falha humana”, que se encontra em 96% dos acidentes, em muitos casos conjugado com o “factor rodovia”, também culpado de muitos sinistros. Acontece que desde sempre a sinistralidade rodoviária tem sido tratada com medidas meramente politicas e de resposta a lobys e nunca se assumiram soluções de fundo, que na maioria dos casos implicam investimentos financeiros por parte do Estado, como é o caso da melhoria na concepção e manutenção da rede rodoviária. É sempre o “caminho mais fácil” que os governos usam para mostrar serviço e aqui o caminho das inspeções está errado porque não vai levar a lado nenhum em termos de segurança para os motociciclistas… O resto que para aqui se escreve sobre equipamento, acessórios e outras supostas ilegalidades para tentar encontrar justificação para a medida, são coisas que em qualquer operação stop as autoridades podem controlar.
Resumindo: as IPO às motos são apenas e só mais uma forma de nos sacarem dinheiro.
Também podemos simplesmente “ACATAR, PAGAR E CALAR”, como estamos habituados a fazer e fica o problema das inspeções às motos resolvido… como ficou, da forma como sabemos, resolvido no caso dos carros…
APENAS ISTO. E desculpem o longo desabafo de quem já anda a lidar com esta treta há muuuuito tempo.”
Tal como sucedeu em 2018, em que surgiu o rumor de que a regulamentação das inspeções às motos estariam para ver a luz do dia, foram muitos milhares de motociclistas que se organizaram em manifestações contra uma medida que aos olhos do deputado do PCP e também motociclistas, Manuel Tiago, não fazia sentido. Em frente à Assembleia da República, na manifestação de dia 18 de Fevereiro de 2018, esta era a sua posição (0:55) sobre as inspeções às motos:
António Francisco também teve uma intervenção na manifestação lisboeta, em frente à Assembleia da República em Fevereiro de 2018, e explicou o seu papel na mobilização dos motociclistas para esta causa:
Assim sendo, como o próprio anunciou na sua página pessoal de Facebook, “no próximo dia 16 de Outubro vamos defender o motociclismo da ameaça das inspecções. Vamos fazê-lo no Porto, em Lisboa, e em Faro. Uma vez mais os motociclistas são chamados a defender as motos.”
Ou seja, no próximo dia 16 de Outubro, sábado, o país das duas rodas irá sair à rua para manifestar-se contra a intenção do governo liderado por António Costa de concretizar as inspeções obrigatórias às motos.
Acompanhe os desenvolvimentos desta manifestação em https://www.facebook.com/gamportugal
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