MotoGP: 10 factos sobre o circuito de Brno

Os motores já aquecem para a ronda do MotoGP da República Checa que arranca amanhã, após uma interrupção de três semanas.

O regresso do paddock do MotoGP à acção para a segunda metade do campeonato é já amanhã, pelo que todas as atenções vão estar colocadas este fim-de-semana no circuito de Brno. Conheça alguns factos deste carismático traçado.

O circuito de Brno, com a actual configuração, abriu portas em 1987 e acolheu as provas do Mundial de Velocidade desde então, com excepção em 1992. É o único do calendário mundial que não sofreu qualquer alteração à pista desde a sua inauguração.

Conta com um comprimento total de 5,4 km, com 6 curvas para a esquerda e 8 para a direita. Tem 15 metros de largura. A recta mais comprida é de 636 metros e a menor de 35 metros, das 13 secções existentes.

Na pista da cidade Checa, os pilotos travam 11 vezes, num total médio de 31 segundos por volta. A travagem mais desafiante situa-se na curva 10: os pilotos entram a uma velocidade de 280 km/h e travam cerca de 4.2 segundos de modo a reduzirem para os 100 km/h.

A maior diferença de elevação é de 75 metros, com o ponto mais alto situado à entrada da curva 3 (450 metros a cima do mar) e o ponto mais baixo localizado na curva 10 (367 metros).

Brno é o segundo circuito com maior número de provas do Mundial de Velocidade já realizadas, logo após o traçado de Assen, na Holanda.

Valentino Rossi, com cinco vitórias, é o piloto de maior sucesso em Brno desde 1987.

Marc Marquez, numa Honda, estabeleceu a melhor volta de sempre ao traçado, com um tempo de 1’54.596.

Leia também: Em análise: X-LITE X-803 Ultra Carbon

Andrea Lannone detém o recorde de velocidade, ao ter atingido em 2015 a marca de 316,4 km/h aos comandos de uma Ducati.

Andrea Dovizioso, com a Ducati, venceu na República Checa em 2018, secundado por Jorge Lorenzo, também em Ducati. Marc Marquez foi terceiro.

Em 32 anos, desde a sua abertura em 1987, o traçado checo apenas acolheu uma prova com chuva. Foi em 2016.

Para este fim-de-semana, de acordo com a previsão metrológica, espera-se uma sexta-feira com algumas nuvens, com uma temperatura máxima de 26º e mínima de 15º graus. No sábado, o céu estará com nuvens, prevendo-se que ocorram trovoadas e alguns aguaceiros, com a temperatura entre os 22º e 14º graus. No dia das corridas, Domingo, o sol volta a brilhar, com as temperaturas a subirem para os 25º graus de máxima e 14º de mínima.

Saiba mais em: www.automotodrombrno.cz/en/