É um facto que a introdução de regulamentos como a centralina única permitiram aproximar a performance das diferentes equipas de MotoGP. Mas em 2016 a Dorna e a Federação Internacional de Motociclismo introduziram as Concessões, e foi a partir desse momento que assistimos a um verdadeiro aumento da competitividade, com cada vez mais equipas a disputarem as vitórias. Em MotoGP 2022 todos os pódios até agora tiveram vencedores e pilotos diferentes! E o mais recente vencedor é a Aprilia Racing.
Por intermédio de Aleix Espargaró, o fabricante de Noale acaba de vencer pela primeira vez na era moderna da categoria rainha. O veterano piloto espanhol celebrou a sua corrida #200 na categoria maior do Mundial de Velocidade com aquela que foi a sua primeira e única vitória em qualquer uma das categorias do mundial.
Claro que isto é uma excelente notícia para os fãs de MotoGP que assim passam a poder ver mais uma marca a disputar os lugares de pódio, mas também uma excelente notícia e motivação para a Aprilia Racing que vê o seu renovado projeto obter resultados mais entusiasmantes.
Regressando às Concessões introduzidas em 2016, sabemos que este ponto particular dos regulamentos confere aos fabricantes em maior dificuldade alguns benefícios. Talvez o mais importante seja o poder desenvolver os seus motores ao longo da temporada em vez de ficarem “congelados” a partir do primeiro Grande Prémio. Ou ainda o facto dos pilotos de fabricantes com concessões poderem utilizar 9 motores em vez de apenas 7 ao longo dos 21 Grandes Prémios.
Um fabricante deixa de beneficiar das Concessões a partir do momento em que somar seis pontos de concessão num prazo de dois anos. Uma vitória vale 3 pontos, um segundo lugar em corrida vale dois pontos, e um terceiro vale apenas um ponto.
Os mais atentos estarão recordados que a Aprilia Racing, apesar das muitas dificuldades, já somou um ponto de concessão.
Foi em 2021 durante o Grande Prémio da Grã-Bretanha, corrida em que Aleix Espargaró, sempre ele, conseguiu terminar no 3º lugar. A esse ponto de concessão somam-se agora outros três pontos referentes à vitória no GP da Argentina 2022. Isto significa que a Aprilia tem um total de quatro pontos, e está a apenas dois de perder os benefícios.
Mas quando é que a equipa da Aprilia perde esses benefícios?
De acordo com os regulamentos, se a Aprilia somar mais dois pontos de concessão ao terminar no pódio uma corrida de MotoGP até 29 de agosto de 2023, dois anos após o pódio em Silverstone, perde os benefícios associados às Concessões. Mas isso apenas acontece na temporada seguinte, não acontece de forma imediata.
Se imaginarmos que Aleix Espargaró ou Maverick Viñales, de forma isolada ou em conjunto, conseguem somar os dois pontos que faltam ainda durante a temporada MotoGP 2022, a Aprilia perde os benefícios a partir da temporada 2023. Se esses pontos apenas forem atingidos em 2023, os benefícios desaparecem em 2024.
Sempre tendo em conta que existe uma validade de dois anos para os pontos de concessão, conforme já referimos.
Mas há benefícios das Concessões que são imediatamente perdidos e outros que apenas são perdidos na temporada seguinte. Aqui fica a lista:
– Efeito imediato: Direito a testar de forma ilimitada (sem limite de dias). Assim que são atingidos os 6 pontos de Concessão, o fabricante passa a estar sujeito às restrições de dias de testes.
– Efeito na temporada seguinte: Pilotos de teste do fabricante deixam de poder testar em qualquer circuito presente no calendário de MotoGP. O fabricante terá de nomear 3 circuitos de Grande Prémio onde testam.
– Efeito na temporada seguinte: Número de motores por temporada. Os pilotos do fabricante deixam de poder utilizar 9 motores por temporada, passando a ter apenas 7 motores por cada piloto.
– Efeito na temporada seguinte: Congelamento do desenvolvimento do motor. O fabricante tem de homologar uma especificação de motor antes do primeiro Grande Prémio do ano. O motor será selado e não pode ser alterado até ao fim dessa temporada.
– Efeito na temporada seguinte: Possibilidade de utilizar 6 Wild Card. O fabricante passa a ter apenas 3 Wild Card disponíveis.
Neste momento a Aprilia é o único fabricante de MotoGP que está sob a “alçada” das Concessões. Veremos se o aumento da competitividade do protótipo RS-GP leva à perda destes benefícios em 2023 e, se isso acontecer, se a Aprilia Racing tem capacidade para manter o seu nível de crescimento nessa situação.
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