Terminou a “seca” para a Aprilia Racing que vê Aleix Espargaró subir ao degrau mais alto do pódio pela primeira vez em MotoGP! Uma enorme e emotiva vitória para o piloto espanhol, que assim deixa de ser o único piloto da categoria rainha que não tinha qualquer vitória nas várias categorias do Mundial de Velocidade. E, para além disso, Aleix Espargaró é agora o novo líder do campeonato.
A corrida com 25 voltas de duração seria sempre uma corrida longa e particularmente castigadora do ponto de vista dos pneus.
A temperatura do asfalto levou a uma redução significativa na aderência dos pneus Michelin, e com todos os pilotos, sem exceção, a optarem por combinação de dianteiro duro e traseiro macio, as diferenças de ritmo teriam de ser feitas pelo talento do piloto e afinação da moto.
Para a Aprilia Racing e Aleix Espargaró este foi um domingo que dificilmente vão esquecer!
Depois de estar muito bem no sábado e obter a “pole position” para o Grande Prémio da Argentina, Aleix Espargaró teve um arranque menos bom e foi surpreendido pelo sempre rápido Jorge Martin (Pramac Ducati), que logo na primeira curva assumiu a liderança e tentou de imediato escapar dos perseguidores.
O piloto da Aprilia conseguiu suplantar o seu irmão Pol Espargaró (Repsol Honda) na luta pela segunda posição. E a partir daí colou-se rapidamente na traseira da Ducati Desmosedici GP22 de Martin, e os dois fugiram na frente da corrida chegando a deter mais de dois segundos para os perseguidores.
Nesse grupo que tentava fechar a diferença para os dois da frente, Alex Rins e Joan Mir, as duas Suzuki Ecstar, destacaram-se, aproveitando inclusivamente a queda de Pol Espargaró na curva 2 do traçado Termas de Rio Hondo.
Lá na frente Martin não tinha um momento para descansar. A partir de metade da corrida, e depois de ter visto Aleix Espargaró errar na travagem para a curva 1, Martin começou a sentir maiores dificuldades para entrar nas trajetórias mais agressivas. Aleix percebeu que estava mais rápido, pese embora se tenha queixado dos pneus com pouca aderência.
Por duas vezes o espanhol da Aprilia Racing tentou passar o compatriota da Pramac Ducati na longa reta de Termas de Rio Hondo.
Os ataques começaram a oito voltas do fim com essa primeira tentativa, e duas voltas depois novo ataque de Aleix à liderança, mas sempre com exagero na travagem forte que permitia a Jorge Martin recuperar a sua posição.
Porém, à terceira tentativa, Aleix Espargaró volta a tentar no mesmo local de travagem, mas desta feita mede na perfeição a sua manobra e garante que Jorge Martin não tinha espaço para responder ao ataque. A partir desse momento, a Aprilia RS-GP de Aleix Espargaró mostrou-se mais forte, mesmo em velocidade máxima, e Martin percebeu que não tinha hipótese de roubar a glória e estragar o momento de Aleix Espargaró.
No dia em que participou na sua corrida 200 na categoria rainha MotoGP, Aleix Espargaró vence pela primeira vez uma corrida numa das categorias do Mundial de Velocidade. Nunca antes o piloto de Granollers tinha vencido.
Para a Aprilia Racing este é também um dia histórico, pois vencem pela primeira vez na era moderna da categoria rainha, e o protótipo RS-GP está a mostrar-se muito competitivo.
Com esta vitória no Grande Prémio da Argentina, Aleix Espargaró e a Aprilia estão agora no topo da classificação de MotoGP.
Jorge Martin ficou então com o segundo lugar, enquanto Alex Rins, que ainda se aproximou dos dois à sua frente nas voltas finais fruto dos ataques entre ambos, termina o GP da Argentina em terceiro e garante o primeiro pódio para a Suzuki Ecstar esta temporada.
Quanto à corrida do português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), e com um arranque complicado a partir da 16ª posição na grelha de partida, a prova argentina ficou marcada por muitas dificuldades em subir na classificação da corrida de MotoGP.
O piloto português foi-se mantendo sempre próximo do “top 10” mas nunca mostrou ter os argumentos necessários para entrar nesses lugares. Nas primeiras voltas e na confusão habitual, ganhou duas posições, mas foi-se envolvendo em várias discussões por posição que não lhe permitiram chegar-se mais acima nas posições em pista.
Apesar do resultado menos positivo tendo em conta as aspirações de Miguel Oliveira para este Grande Prémio da Argentina que teve Aleix Espargaró como terceiro vencedor do ano, o piloto da Red Bull KTM Factory cruzou a linha de meta na 13ª posição aproveitando algumas quedas de pilotos à sua frente, e volta a somar pontos vitais tendo em conta uma classificação no final do ano 2022.
As equipas e pilotos de MotoGP estão já de olhos postos na próxima ronda que será o Grande Prémio das Américas no próximo fim de semana, no Circuito das Américas. Já se sabe que haverá novamente algumas dificuldades de logística, porém não será tão grave como o que aconteceu na Argentina.
Resultados do Grande Prémio da Argentina
1. Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
2. Jorge Martin (Pramac Racing) + 0.807
3. Alex Rins (Suzuki Ecstar) + 1.330
4. Joan Mir (Suzuki Ecstar) + 1.831
5. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) + 5.840
6. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) + 6.192
7. Maverick Viñales (Aprilia Racing) + 6.540
8. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) + 10.215
9. Marco Bezzecchi (Mooney VR46) + 12.622
10. Enea Bastianini (Gresini Racing) + 12.987
Classificação de MotoGP
1 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 45 pontos
2 – Brad Binder – Red Bull KTM Factory – 38 pontos
3 – Enea Bastianini – Gresini Racing – 36 pontos
4 – Alex Rins – Suzuki Ecstar – 36 pontos
5 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha – 35 pontos
6 – Joan Mir – Suzuki Ecstar – 33 pontos
7 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory – 28 pontos
8 – Johann Zarco – Pramac Ducati – 24 pontos
9 – Jorge Martin – Pramac Ducati – 20 pontos
10 – Pol Espargaró – Repsol Honda – 20 pontos