Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) terminou em grande forma o primeiro dia do Grande Prémio da Grã-Bretanha. Depois do 14º tempo na primeira sessão de treinos livres, o piloto português fez aquilo que tantas vezes prometeu, e atacou ao máximo na segunda sessão de treinos livres de MotoGP, terminando o primeiro dia com o 6º melhor tempo.
Se na parte da manhã vimos o companheiro de equipa Brad Binder usar uma nova configuração de sistema de escape, na parte da tarde foi a vez de Miguel Oliveira optar por sair para a pista com a sua KTM RC16 equipada com ponteira longa na lateral. Coincidência ou não, os tempos por volta do português baixaram.
Refira-se que a melhor volta de Miguel Oliveira ao circuito de Silverstone, até ao momento, é de 1m59.163s, uma clara melhoria em relação ao tempo da manhã.
Por outro lado, temos também de destacar que o piloto português da Red Bull KTM Factory consolidou a sua posição na lista de pilotos que provisoriamente acedem diretamente à Qualificação 2 de MotoGP, ao ser o mais rápido no primeiro setor, e o segundo mais rápido em termos absolutos no quarto e último setor do traçado britânico.
A diferença entre Miguel Oliveira e o mais veloz Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) cifra-se em apenas duas décimas de segundo, o que deixa boas perspetivas para que o português consiga mesmo aceder diretamente à Q2 após a realização da TL3 no sábado de manhã.
Ainda entre os mais rápidos, destacamos a presença de Joan Mir. O campeão de 2020 e piloto da Suzuki Ecstar, surpreendeu com o seu ritmo nesta segunda sessão de treinos livres e ascendeu à 2ª posição na tabela de tempos, batendo o compatriota Maverick Viñales (Aprilia Racing), que mais uma vez demonstra estar em crescendo de forma aos comandos da moto italiana.
Neste primeiro dia de treinos livres de MotoGP em Silverstone, e para além da estreia em competição dos escapes longos nas KTM RC16 da equipa de fábrica, destaque para a surpreendente estreia de uma atualização aerodinâmica nas Ducati Desmosedici dos pilotos Enea Bastianini (Gresini Racing) e Jorge Martin (Prima Pramac Racing).
Os pilotos Ducati entraram em pista nesta segunda sessão de treinos livres com as suas motos a contarem com um conjunto de quatro “cristas” fixas à traseira. Não se sabe ainda ao certo o efeito pretendido com esta solução aerodinâmica aqui em estreia, mas certamente teremos mais informações ao longo do fim de semana.
Por último, destacamos a fraca prestação dos pilotos Honda.
Na realidade, e no seguimento das dificuldades reveladas noutros Grandes Prémios, nenhum piloto Honda conseguiu colocar a sua RC213V nos dez primeiros lugares da tabela de tempos. Veremos se na terceira sessão de treinos livres a marca nipónica consegue inverter esta situação.
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