MotoGP 2022 – Livio Suppo está de regresso com a Suzuki Ecstar

O diretor de equipa italiano já foi o líder da Ducati e da Honda. Livio Suppo está de regresso com a Suzuki Ecstar.

Livio Suppo

Depois da saída de Davide Brivio, com o italiano a seguir a sua vida profissional na equipa de Fórmula 1 da Alpine, a Suzuki Ecstar perdeu uma das peças fundamentais no seu projeto de MotoGP e que permitiu regressar aos títulos em 2020 com Joan Mir. De então para cá, a equipa ressentiu-se da saída do seu diretor de equipa. Agora, para MotoGP 2022, a casa de Hamamatsu finalmente encontrou a solução: Livio Suppo.

O italiano regressa à categoria rainha poucos anos depois de ceder o seu lugar para Alberto Puig na Repsol Honda. Livio Suppo acompanhou o sucesso de Casey Stoner na Ducati e depois na equipa de fábrica da Honda. E, de forma algo surpreendente, decidiu deixar este mundo da competição para abraçar um projeto profissional ligado às duas rodas, mas neste caso bicicletas.

Shinichi Sahara, diretor do projeto de MotoGP 2022 da Suzuki, nunca escondeu o desejo de encontrar um novo diretor de equipa. No ano passado, a equipa japonesa viu-se forçada a organizar um comité de personalidades que tomou as rédeas da equipa. E a verdade é que, coincidência ou não, os resultados da equipa não foram os esperados.

Leia também – MotoGP 2022: Apresentação da Suzuki Ecstar

Livio SuppoA chegada de Livio Suppo acontece menos de duas semanas antes da primeira corrida de MotoGP 2022, o Grande Prémio do Qatar de 4 a 6 de março. É um reforço de “peso” para a Suzuki Ecstar e certamente levará para a equipa a dose necessária de experiência e conhecimentos para ajudar Alex Rins e Joan Mir a extrair o máximo potencial das suas GSX-RR.

No seu currículo, Livio Suppo conta com uma carreira que começou hã 28 anos na equipa Benetton Honda em 125 e 250 cc. Depois passou onze anos como diretor do projeto de MotoGP da Ducati, coroado com o título de Casey Stoner em 2007. Mais sete anos como diretor de equipa da Repsol Honda, mais cinco títulos no total nessa aventura “japonesa”.

Este é o regresso há muito esperado de uma personalidade que sempre se manteve em contacto com o paddock de MotoGP 2022, mas nunca se mostrou muito interessado em regressar. Agora, com a Suzuki Ecstar, Livio Suppo está de volta ao mais alto nível.

“Estou muito orgulhoso de me tornar no diretor de equipa da Suzuki Ecstar e feliz por regressar ao MotoGP depois de quatro anos. Será certamente uma tarefa difícil por fazer parte de um fabricante histórico em MotoGP e que recentemente conquistou o título em 2020 no ano do seu centenário. A proposta do Sahara-san apareceu no momento ideal para mim. Estive ocupado a montar a minha empresa de e-bike mas continuava a sentir falta do paddock e estou pronto para regressar. A competição sempre fez parte da minha vida e vou dar o meu melhor para trazer a minha experiência para a Suzuki Ecstar”, confessa Livio Suppo em reação ao seu regresso anunciado à categoria rainha.