MotoGP 2022 Malásia – Miguel Oliveira 15º na TL3 tem de ir à Q1

O piloto português tentou, mas acabou por falhar acesso direto à Q2 de MotoGP. Miguel Oliveira foi 15º no terceiro treino livre.

Miguel Oliveira

Foi sob a ameaça de chuva e nuvens bastante cinzentas que os pilotos de MotoGP realizaram a terceira sessão de treinos livres a contar para o Grande Prémio da Malásia. Já a prever o aparecimento da chuva durante a decisiva sessão, todos os pilotos optaram por atacar desde o primeiro momento, mas foi mesmo nos últimos segundos que ficámos a saber quem conseguiu o acesso direto à ambicionada Qualificação 2. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) terminou em 15º e por isso tem mesmo de passar pela primeira qualificação.

A sessão do piloto português da KTM até começou bem. A KTM RC16 #88 saltou rapidamente do 17º lugar na tabela de tempos, resultado dos dois primeiros treinos livres de MotoGP, para ficar mesmo às portas do “top 10”.

Com o 11º lugar, e ainda com muito tempo para o final da TL3, o piloto luso tinha esperanças de confirmar as boas sensações aos comandos da moto austríaca e poder atacar o cronómetro de forma mais incisiva do que fez no primeiro dia de GP da Malásia, por causa da chuva que estragou os planos na TL2. A meio da sessão desta madrugada (hora de Portugal), Miguel Oliveira voltava a estar em destaque e entrou mesmo para o lote dos dez mais rápidos.

Miguel OliveiraAinda assim faltavam muitos minutos para a bandeira de xadrez ser mostrada aos pilotos, e, como acontece habitualmente, com todos os pilotos a procurarem entrar diretamente na Q2 da categoria rainha, Miguel Oliveira foi “escorregando” para fora dos dez melhores antes de sair para a pista uma última vez.

No derradeiro “time attack” o piloto português ficou inserido no fim de um grupo onde estava Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Marc Márquez (Repsol Honda) e ainda Luca Marini (Mooney VR46).

Tantas vezes acusado pelos fãs de não aproveitar nenhuma boleia na procura dos tempos mais rápidos, desta vez Miguel Oliveira optou por tentar seguir alguns dos mais rápidos em pista, e essa estratégia revelou-se de certa forma vantajosa, melhorando o seu tempo o que o fez subir novamente na classificação, ainda que de forma temporária, pois já no último minuto da TL3 de MotoGP a ordem da tabela de tempos sofreu várias alterações com muitos pilotos a ascenderem a lugares cimeiros.

Miguel OliveiraCom muitos pilotos a melhorar registos nos segundos finais, já com os comissários de pista a mostrar bandeira de chuva que no entanto nunca realmente molhou o asfalto de Sepang, e tendo abrandado o ritmo naquela que poderia ser a sua última volta rápida antes de receber a bandeira de xadrez, até porque tinha feito um enorme esforço durante algumas voltas consecutivas, Miguel Oliveira acabou por fechar a terceira sessão de treinos livres com o 15º tempo, a pouco mais de oito décimas do mais rápido em pista.

Miguel Oliveira tem então de passar pela Q1.

Miguel OliveiraQuanto aos mais rápidos, o lugar de topo da tabela de tempos acabou por ficar na posse do espanhol Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), que bateu o “Rookie do Ano”, Marco Bezzecchi (Mooney VR46), e com o lote dos três mais rápidos a ficar completo com a presença de Maverick Viñales (Aprilia Racing).

Mas esta sessão foi também um bom ensaio para aquela que será uma enorme batalha na qualificação e, claro, na luta pelo título de MotoGP.

Ao longo de toda a sessão o italiano Francesco Bagnaia esteve ao ataque, trabalhando em conjunto com o seu companheiro de equipa Jack Miller para ascender na classificação e assim garantir a Q2. Porém, no momento decisivo, e quando seguia atrás do grande rival Fabio Quartararo, o italiano perdeu a frente da sua moto, sofreu uma queda, sem grandes consequências, e ficou impossibilitado de prosseguir o ataque final ao cronómetro.

Foi já da box que Bagnaia acabou por ver o seu nome escorregar para fora do “top 10”, e fora de ação o líder do mundial não podia fazer nada. Bagnaia também tem de passar pela Q1, sendo de destacar que, tal como Marc Márquez, o piloto da Ducati Lenovo Team passou por um momento mais intenso e de bastante proximidade com o compatriota e amigo da VR46 Academy, Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha). Tanto Bagnaia como Márquez viram as suas voltas estragadas pelo italiano da Yamaha, que, aliás, uns minutos antes já tinha sido alvo da ira do seu companheiro de equipa Fabio Quartararo por estar a rodar lento na trajetória.

Os vários incidentes em que Morbidelli esteve envolvido foram anotados e, possivelmente, o italiano da Yamaha será penalizado tendo em conta o que já aconteceu neste GP da Malásia com Pol Espargaró (Repsol Honda), penalizado em três lugares na grelha de partida pela mesma situação, e aquilo que vimos aconteceu recentemente com Miguel Oliveira no GP da Austrália.

Com Bagnaia fora da Q2, os outros dois grandes candidatos ao título aproveitaram a TL3 de MotoGP para marcar uma posição.

Fabio Quartararo e a sua Yamaha M1 foram os melhores dos candidatos ao título, terminando este treino livre em 7º, enquanto Aleix Espargaró (Aprilia Racing), depois de resolvidos os problemas técnicos que o afetaram no primeiro dia, voltou a estar em bom plano e conseguiu mesmo ser o 9º mais rápido em pista o que lhe permite entrar diretamente na Q2.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a saber tudo o que acontece em MotoGP. E se quiser ficar a par dos horários completos do Grande Prémio da Malásia só tem de clicar aqui!