MotoGP 2022 – Marc Márquez de regresso em setembro?

A recuperação do piloto espanhol está a decorrer melhor do que o esperado. Marc Márquez poderá estar de regresso em setembro para preparar 2023.

Depois da tempestade, vem a bonança. Pelo menos é esse o pensamento que está na cabeça de Marc Márquez e dos responsáveis do HRC, que ansiosamente aguardam pelo regresso do oito vezes campeão do mundo às pistas para preparar 2023.

Tudo porque, de acordo com algumas informações e comentários do piloto e da sua equipa Repsol Honda, a recuperação depois da quarta operação ao braço direito está a decorrer melhor do que o esperado, permitindo antever um regresso antes do tempo inicialmente previsto.

Marc MárquezMarc Márquez terá hoje, quinta-feira 14 de julho, uma importante passagem pela Clínica Ruber Internacional em Madrid. Essa visita acontece para se realizar mais uma bateria de exames ao osso do úmero direito do piloto espanhol. A equipa que está a liderar este processo de recuperação é liderada pelo Dr. Joaquin Sánchez Sotelo, Dr. Samuel Antuña e ainda o Dr. Angel Cotorro.

Teremos de aguardar, provavelmente, até sexta-feira para ficamos a conhecer os resultados ou a atualização do nível de recuperação de Marc Márquez. Porém, os comentários do piloto parecem indicar que a situação é melhor que se previa:

“Agora já estou bastante bem, porque não tenho dor. Continuo com o braço imobilizado, realizando exercícios leves de mobilidade passiva. Animicamente sinto-me motivado, porque as sensações são boas. De qualquer forma, e como disse nos meus primeiros comentários nas redes sociais, verde esperança, é a minha sensação atualmente. Foi o que levou a esta operação: esperança. Porque da forma que estava a pilotar e a competir, não me via muito mais tempo em cima de uma moto, talvez mais um ou dois anos. Depois da operação abre-se a esperança de que consiga competir e divertir-me sem dores em cima da moto”, refere um animado Márquez.

É neste cenário de otimismo que o piloto espanhol e o HRC, mais precisamente a equipa Repsol Honda, vivem estes dias de pausa de verão de MotoGP.

Marc MárquezE com tanto otimismo, já se fala num possível regresso de Marc Márquez às pistas da categoria rainha em setembro!

Como sabemos pelas declarações de Alberto Puig na entrevista que aqui publicámos, diretor desportivo da Repsol Honda, a marca japonesa conta com o “feeling” de Márquez para ajudar no desenvolvimento da RC213V, uma moto que prometeu muito no início da temporada, mas que se tem revelado pouco competitiva e complicada de pilotar pelos diversos pilotos da Honda

A situação não é fácil para o gigante japonês, pelo que Puig deseja mesmo que Marc Márquez esteja nas pistas, ainda que do lado de fora, para ajudar a encontrar um rumo que devem seguir para inverter a situação.

Mas será dentro da pista e aos comandos da Honda RC213V que Marc Márquez melhor conseguirá ajudar a Honda a resolver os seus problemas. E depois de uma previsão inicial de paragem de dez meses avançada pelos médicos da Clínica Mayo que operaram o piloto nos Estados Unidos, o que o deixava fora de ação precisamente durante o período crítico de desenvolvimento da moto do próximo ano, as boas notícias apontam para que esse período fora de ação seja bastante mais curto.

O possível regresso de Márquez às pistas e ao MotoGP, se tudo continuar a desenrolar-se conforme temos visto de uma forma muito positiva na sua recuperação, poderá acontecer na segunda semana de setembro, ou seja, precisamente na altura em que se realizará o Grande Prémio de Aragão.

Um momento quase ideal para o regresso, pois o espanhol gosta do traçado de Motorland Aragón.

A correr em solo espanhol, num circuito onde habitualmente tem boas prestações e que é ao seu gosto, sem pressão para obter resultados, Marc Márquez poderia estar assim pronto a realizar uma pré-temporada 2023 antecipada, em condições reais, ganhando ritmo, estando ao pé da sua equipa Repsol Honda, de forma a arrancar a próxima temporada de MotoGP mais forte e com capacidade para fazer aquilo que a equipa japonesa espera dele: levar a RC213V de regresso às vitórias!

Veremos nos próximos dias se o oito vezes campeão do mundo conseguirá mesmo passar com sucesso os exames médicos e iniciar assim um período de reabilitação mais intensiva do seu braço direito.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto todo o evoluir da situação em torno de Marc Márquez e da Repsol Honda em MotoGP.