A conferência de imprensa que teve lugar no hospitality da Repsol Honda no circuito Red Bull Ring, no dia que antecedeu o início do Grande Prémio da Áustria, foi um momento “abre olhos” para os responsáveis da equipa japonesa e principalmente para o departamento de competição HRC. Marc Márquez, que ainda continua a ser o melhor piloto Honda na classificação de MotoGP, falou sem receio das palavras e avisou que é necessário reorganizar o projeto.
O piloto espanhol, ele próprio também a passar por uma fase de reorganização da sua carreira ao deixar de ser representado por Emilio Alzamora depois de quase vinte anos de ligação, pretende que os membros europeus do projeto possam trabalhar de forma mais direta com os membros japoneses.
Falta comunicação entre a Europa e o Japão, diz Marc Márquez. Mais do que alterar radicalmente a Honda RC213V, o piloto acredita que deve ser aplicada uma mudança nos hábitos profissionais do HRC, sempre bastante dependente do que decidem os responsáveis japoneses.
Com tudo isto a acontecer antes de mais um fim de semana francamente negativo para a Honda, as especulações não demoraram a surgir no paddock de MotoGP.
O nome que imediatamente parece estar no topo das intenções desta fase de renovação do projeto da Honda é o italiano Davide Brivio. Campeão pela Yamaha e mais recentemente com a Suzuki (Joan Mir em 2020), Brivio não parece estar a viver o sonho que acreditava que ia viver quando se juntou à marca francesa Alpine em Fórmula 1.
Davide Brivio está atualmente a liderar um projeto de formação de pilotos da Alpine, longe do papel decisivo que teve em MotoGP enquanto diretor de equipa.
Naturalmente a Honda pensará no dirigente italiano para se juntar ao projeto na categoria rainha. Até porque, e respondendo ao pedido de Marc Márquez, Brivio poderá perfeitamente fazer a desejada ligação Europa / Japão, tendo uma grande experiência a esse nível depois das missões bem-sucedidas na Yamaha e na Suzuki.
Mas Márquez, durante a conferência de imprensa no Red Bull Ring, fez também questão de não “atacar” nenhuma pessoa da atual liderança do projeto Honda, e neste caso da equipa de fábrica Repsol Honda, não se mostrando favorável à saída de alguém. Nomeadamente o espanhol Alberto Puig.
A liderança de Puig tem vindo a ser alvo de muitas críticas ao longo dos anos em que ficou com o cargo de diretor desportivo da Repsol Honda. Mesmo nas temporadas em que a moto japonesa estava no topo da categoria rainha, por intermédio de Marc Márquez, as decisões ou declarações públicas de Alberto Puig foram sempre notícia, e nem sempre pelos melhores motivos.
Mesmo perante uma situação em que o projeto de MotoGP necessita de uma revitalização profunda, nem a Honda, nem Marc Márquez, parecem querer a saída de Puig da equipa. Mas se o espanhol não sai, então porque é que de repente se fala na chegada de Davide Brivio?
A ideia que estará na mente dos responsáveis da Honda e do HRC será juntar os dois, Puig e Brivio, no projeto. Os dois ficariam a trabalhar em conjunto, ajudando-se mutuamente, fortalecendo, na ideia da Honda e do HRC, o projeto e potencialmente conseguindo resolver os muitos problemas que o protótipo RC213V apresenta.
Nesta situação que afigura uma profunda renovação da equipa Honda, e quando a equipa japonesa necessita de “dar a volta” aos maus resultados, não deixa também de ser interessante, ou até estranho, verificar que ninguém fala de outro nome bem conhecido da própria Repsol Honda: Livio Suppo.
Com passagens de sucesso pela equipa de fábrica Ducati e ainda pela Repsol Honda, Suppo foi convencido a regressar ao paddock de MotoGP pela Suzuki Ecstar em 2022.
Infelizmente, como bem sabemos e a revista MotoJornal já aqui explicou, a Suzuki decidiu abandonar a competição. Nesse sentido, Livio Suppo estará desempregado assim que terminar a atual temporada. Um regresso à Repsol Honda poderia estar em cima da mesa estando o italiano livre de qualquer compromisso.
Mas sobre este hipotético reforço de peso para a equipa japonesa não se sabe de nada.
Em breve começaremos a ter mais novidades sobre esta reestruturação do projeto de MotoGP da Honda. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar a evolução desta situação que acontece no seguimento do pedido de Marc Márquez.