MotoGP 2022 – Miguel Oliveira estreia-se no túnel de vento com Aprilia

O piloto português esteve presente numa sessão de testes em túnel de vento. Miguel Oliveira continua a sua adaptação à Aprilia RS-GP.

Miguel Oliveira

Depois de terminada a temporada de MotoGP e feita a estreia aos comandos da Aprilia RS-GP, e que estreia foi, com Miguel Oliveira a ser o quarto piloto mais rápido no teste de Valência e o melhor entre aqueles que trocaram de equipa / moto, o piloto português continua a realizar um intenso programa de testes e adaptação à moto italiana.

Tal com Aleix Espargaró e Maverick Viñales, e lado a lado com o seu novo companheiro de equipa na CryptoData RNF Aprilia, Raul Fernandez, também Miguel Oliveira viajou até Colónia, tendo visitado o túnel de vento pela primeira vez com a Aprilia Racing.

O objetivo desta sessão aerodinâmica em território alemão foi de permitir ao piloto português encontrar a melhor posição aos comandos da Aprilia RS-GP, modificando determinados aspetos e componentes do protótipo de Noale para garantir que tudo se encaixa no devido lugar.

Leia também – MotoGP 2022: Análise à temporada de Miguel Oliveira

Miguel OliveiraSe para Miguel Oliveira e Raul Fernandez a sessão de testes em túnel de vento foi dedicada inteiramente a encontrar uma melhor posição física, o mesmo não se pode dizer dos pilotos da equipa de fábrica Aprilia Racing.

Tanto Aleix Espargaró como Maverick Viñales puderam testar novidades aerodinâmicas que serão agora analisadas e a sua utilização na nova Aprilia RS-GP 2023 avaliada. A Aprilia Racing tem sido bastante elogiada pelo esforço que tem feito nos últimos anos para evoluir a sua moto, e a nível aerodinâmico tem sido uma marca que apresenta diversas novidades.

Tendo em conta que os dias de testes em pista são cada vez menos, e que em 2023 a marca italiana não terá qualquer benefício das concessões de MotoGP, esta sessão de testes de novidades aerodinâmicas em túnel de vento é vital para entenderem melhor qual o caminho a seguir com a moto de 2023.

O redesenhado pacote aerodinâmico testado em Colónia será agora refinado e depois avaliada a sua eficácia, para que, possivelmente, venha a ser usado na nova geração da Aprilia RS-GP de MotoGP.

Mas a Aprilia Racing não se fica pelo túnel de vento!

Na verdade, o piloto de testes Lorenzo Savadori e a equipa italiana estiveram no circuito de Jerez para uma sessão de testes privados.

De acordo com o comunicado de imprensa da Aprilia Racing, Savadori cumpriu em dois dias um total de 134 voltas, tendo a equipa de testes focado a sua atenção no desenvolvimento de novas estratégias de eletrónica. Apesar de ser uma sessão privada e onde as condições climatéricas desempenharam um papel importante, a Aprilia Racing refere que foram encontradas novas configurações para a eletrónica que abrem boas perspetivas para a temporada 2023.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto tudo o que acontece em MotoGP, com especial destaque para as prestações de Miguel Oliveira. A não perder!