Com o arranque do primeiro GP do ano previsto para daqui a poucas horas, os especialistas em sistemas de travagem Brembo acabam de revelar uma análise detalhada e os segredos da travagem das MotoGP 2022 no circuito de Losail.
A revista MotoJornal já aqui lhe falou sobre as novidades técnicas dos travões de MotoGP para esta temporada. No nosso guia completo detalhamos os novos travões usados pela Brembo na categoria rainha do Mundial de Velocidade. Nomeadamente os novos discos de travão de maior diâmetro.
Mas agora que os protótipos de MotoGP 2022 se preparam para enfrentar os desafios do circuito de Losail, a Brembo revela alguns números bem interessantes e que ajudam a compreender melhor o que acontece aos travões destas motos durante uma volta ao traçado do Qatar.
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De acordo com a Brembo, os travões de uma MotoGP são acionados em 13 das 16 curvas do circuito de Losail. Este é o circuito de todo o calendário de 2022 do Mundial de Velocidade onde os travões são acionados mais vezes ao longo de uma volta, batendo Jerez e Misano, circuitos que obrigam os pilotos a usar os travões em 12 pontos diferentes.
A quantidade de tempo que os pilotos passam a travar também é a mais elevada de toda a temporada: em Losail, um piloto de MotoGP trava durante um período acumulado de 40 segundos ao longo de uma volta! Isto são 15 segundos a mais do que o tempo acumulado de travagem numa volta aos circuitos de Jerez ou Phillip Island.
O circuito de Losail que será palco do Grande Prémio do Qatar de 4 a 6 de março, tem uma extensão de 5.380 metros. Isto significa que os pilotos usam os travões durante 36% da volta. Para a Brembo, marca que equipa todos os protótipos de MotoGP 2022 com os seus poderosos sistemas de travagem, este circuito é considerado mediano em termos de exigência para os travões. As curvas mais exigentes são a 1, a 4 e ainda a 16.
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Análise dos pontos de travagem do circuito de Losail
Curva 1 – dificuldade máxima
Velocidade inicial – 346 km/h
Velocidade final – 102 km/h
Distância de travagem – 258 metros
Duração da travagem – 5,5 segundos
Desaceleração máxima – 1,5 G
Força máxima na manete – 5,5 kg
Curva 2 – dificuldade mínima
Velocidade inicial – 185 km/h
Velocidade final – 102 km/h
Distância de travagem – 118 metros
Duração da travagem – 3,1 segundos
Desaceleração máxima – 1 G
Força máxima na manete – 3,5 kg
Curva 4 – dificuldade máxima
Velocidade inicial – 258 km/h
Velocidade final – 120 km/h
Distância de travagem – 173 metros
Duração da travagem – 3,8 segundos
Desaceleração máxima – 1,4 G
Força máxima na manete – 4,5 kg
Curva 5 – dificuldade baixa
Velocidade inicial – 145 km/h
Velocidade final – 122 km/h
Distância de travagem – 62 metros
Duração da travagem – 1,7 segundos
Desaceleração máxima – 0,6 G
Força máxima na manete – 2 kg
Curva 6 – dificuldade média
Velocidade inicial – 191 km/h
Velocidade final – 72 km/h
Distância de travagem – 132 metros
Duração da travagem – 3,9 segundos
Desaceleração máxima – 1,1 G
Força máxima na manete – 4,2 kg
Curva 7 – dificuldade média
Velocidade inicial – 216 km/h
Velocidade final – 100 km/h
Distância de travagem – 158 metros
Duração da travagem – 4,1 segundos
Desaceleração máxima – 1,1 G
Força máxima na manete – 3,7 kg
Curva 9 – dificuldade baixa
Velocidade inicial – 195 km/h
Velocidade final – 135 km/h
Distância de travagem – 105 metros
Duração da travagem – 2,4 segundos
Desaceleração máxima – 0,9 G
Força máxima na manete – 2,8 kg
Curva 10 – dificuldade baixa
Velocidade inicial – 158 km/h
Velocidade final – 101 km/h
Distância de travagem – 91 metros
Duração da travagem – 2,7 segundos
Desaceleração máxima – 0,9 G
Força máxima na manete – 3 kg
Curva 12 – dificuldade média
Velocidade inicial – 257 km/h
Velocidade final – 156 km/h
Distância de travagem – 168 metros
Duração da travagem – 3,2 segundos
Desaceleração máxima – 1,2 G
Força máxima na manete – 3,5 kg
Curva 13 – dificuldade média
Velocidade inicial – 172 km/h
Velocidade final – 151 km/h
Distância de travagem – 59 metros
Duração da travagem – 1,4 segundos
Desaceleração máxima – 0,6 G
Força máxima na manete – 1,8 kg
Curva 14 – dificuldade baixa
Velocidade inicial – 182 km/h
Velocidade final – 133 km/h
Distância de travagem – 85 metros
Duração da travagem – 2 segundos
Desaceleração máxima – 0,9 G
Força máxima na manete – 3,3 kg
Curva 15 – dificuldade média
Velocidade inicial – 209 km/h
Velocidade final – 132 km/h
Distância de travagem – 116 metros
Duração da travagem – 2,5 segundos
Desaceleração máxima – 1,1 G
Força máxima na manete – 4 kg
Curva 16 – dificuldade máxima
Velocidade inicial – 250 km/h
Velocidade final – 100 km/h
Distância de travagem – 179 metros
Duração da travagem – 4,1 segundos
Desaceleração máxima – 1,4 G
Força máxima na manete – 4,8 kg
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