MotoGP 2022 S. Marino – Miguel Oliveira 12º e Bastianini o mais veloz

Na segunda sessão de treinos de MotoGP os tempos baixaram significativamente. Miguel Oliveira fecha dia com 12º tempo e Bastianini o mais veloz.

Miguel Oliveira

Com a temperatura do asfalto do circuito de Misano a aquecer para perto dos 50 graus Celsius, realizou-se esta tarde a segunda sessão de treinos livres de MotoGP a contar para o Grande Prémio de São Marino. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) sofreu uma queda nos minutos finais da sessão e ficou impossibilitado de lutar até ao fim por um lugar nos dez mais rápidos, sendo que a tabela de tempos é liderada por Enea Bastianini (Gresini Racing).

Depois de um registo bastante discreto na TL1 onde foi 18º, Miguel Oliveira rapidamente encontrou-se mais confortável assim que se iniciou a TL2 de MotoGP.

O piloto português e a sua KTM RC16 conseguiram saltar para os lugares de topo da tabela de tempos, com Miguel a ser então, a cerca de meia hora do fim da sessão, o terceiro mais rápido em pista. Com o passar dos minutos acabou por descer algumas posições, mas manteve-se sempre dentro do ambicionado “top 10”, e assim com esperanças reforçadas de chegar diretamente à Qualificação 2.

Miguel OliveiraPorém, no derradeiro “time attack” a cinco minutos do fim, já com a sua moto equipada com pneus duro / macio, Miguel Oliveira sofreu uma queda num momento decisivo da sessão e em que poderia defender a sua posição na tabela de tempos. Foi uma queda a baixa velocidade, com a RC16 a deslizar “suavemente” pelo asfalto do traçado de Misano, sem apresentar grandes danos.

Miguel Oliveira ainda tentou recolocar o motor V4 da KTM a funcionar. Mas nem mesmo com a ajuda dos comissários de pista foi possível recolocar o motor a trabalhar, pelo que a segunda sessão de treinos de MotoGP do GP de São Marino terminou mais cedo para o piloto português.

Foi já na box que acabou por ver diversos rivais melhorarem os seus tempos, e assim Miguel Oliveira fechou o primeiro dia de MotoGP em Misano com o 12º tempo da tabela de tempos combinados. Para entrar diretamente na Q2 terá ainda uma derradeira oportunidade, na terceira sessão de treinos livres sábado de manhã. Porém, as previsões meteorológicas apontam para o aparecimento de chuva, pelo que poderá acontecer que os tempos mais rápidos sejam mesmo os da TL2.

Miguel OliveiraQuanto aos mais rápidos, e depois de muitas voltas canceladas por excederem os limites de pista, foi Enea Bastianini que surpreendeu tudo e todos ao saltar para o topo da tabela de tempos. O jovem italiano, que recentemente foi confirmado como novo piloto da Ducati Lenovo Team para 2023, aproveitou da melhor forma a boleia de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) para rodar em 1m31.517s.

Este tempo deixa Enea Bastianini a menos de meio segundo do recorde absoluto do circuito de Misano!

Para a Ducati hoje foi um grande dia. Para além de Bastianini, logo atrás ficaram Francesco Bagnaia, que não evitou mais uma queda, Jack Miller na segunda Ducati de fábrica, e com mais uma Ducati, neste caso da Prima Pramac Ducati, e com o francês Johann Zarco aos comandos.

Um quarteto de motos da Ducati nas quatro primeiras posições, o que deixa antever vida difícil para os pilotos de marcas rivais.

Clique aqui para ficar a conhecer os horários completos de MotoGP em Misano

MotoGP – resultados dos treinos livres do GP de São Marino

1 – Enea Bastianini – Gresini Racing – 1m31.517s

2 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m31.631s

3 – Jack Miller – Ducati Lenovo Team – 1m31.702s

4 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati – 1m31.837s

5 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha – 1m31.843s

6 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m31.882s

7 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m31.929s

8 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati – 1m32.156s

9 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46 – 1m32.191s

10 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha – 1m32.242s

12 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory – 1m32.330s