Depois de na primeira sessão de treinos livres de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Valência, a última ronda da temporada 2022 e na qual iremos descobrir quem será campeão na categoria rainha e ainda nas Moto2, ter sido o 8º mais veloz em pista, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) fez ainda melhor na sessão da tarde ao ser o 6º mais rápido.
Com uma volta em 1m30.422s, Miguel Oliveira ficou a apenas 0.205s de diferença do mais rápido em pista.
O piloto português referiu, logo após o treino da manhã, que este início de GP de Valência está a ser bastante positivo, tendo encontrado um bom “feeling” com a KTM RC16, moto da qual se despede depois da corrida de domingo, antes de abraçar o novo desafio com a RNF Aprilia e a moto italiana Aprilia RS-GP a partir de 2023.
Com o sexto melhor registo da tabela de tempos combinados dos dois primeiros treinos livres de MotoGP, Miguel Oliveira encontra-se assim numa posição bem confortável tendo em conta a passagem direta à ambicionada Qualificação 2.
Se na manhã do segundo dia de GP de Valência o piloto português da KTM conseguir manter-se dentro do “top 10”, isso permitirá preparar-se de outra forma, ou com mais tempo, para a mais desafiante Q2 que permite discutir as melhores posições na grelha de partida da categoria rainha.
Refira-se que o vento foi um dos fatores destacados por Miguel Oliveira neste dia de arranque de GP de Valência, que utilizou uma combinação de pneus duro / macio na sua KTM RC16 no momento em que obteve o seu melhor registo.
Em relação ao mais rápido em pista neste primeiro dia no circuito Ricardo Tormo, esse piloto acabou por ser nada menos do que Luca Marini (Mooney VR46). O piloto italiano rodou em 1m30.217s, um registo suficiente para se defender do ataque final de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) que desta feita ficou a uma décima de Marini, enquanto outra Ducati, neste caso da equipa de fábrica, ocupa a terceira posição da tabela de tempos, com Jack Miller a também querer mostrar-se em bom plano neste fim de semana de despedida da marca italiana.
Com 17 pilotos a terminarem os treinos livres de sexta-feira separados por menos de um segundo, destacamos também as prestações dos candidatos ao título.
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), depois de dominar na manhã, acabou por não conseguir manter-se no topo da tabela de tempos. O piloto francês, que tem de garantir uma vitória e esperar que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) não consiga somar dois pontos, termina o primeiro dia deste GP de grandes decisões com o 8º tempo, imediatamente à frente de Bagnaia, que, apesar de ter a pressão natural num momento decisivo como este, mostra estar tranquilo e começa o fim de semana valenciano a fazer alguma gestão dos limites.
Quer saber todos os horários completos do GP de Valência? Só tem de clicar aqui!
Fique atento a www.motojornal.pt para saber todos os resultados de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira e do que vai acontecer nesta batalha titânica pelo título da categoria rainha entre Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo.