MotoGP 2023 – A antevisão de Miguel Oliveira ao Grande Prémio da Tailândia

O fim de semana de Grande Prémio da Tailândia de MotoGP promete ser duro. Eis a antevisão de Miguel Oliveira à ronda de Buriram.

miguel oliveira

De 27 a 29 de outubro o circuito de Buriram recebe o paddock de MotoGP para mais uma ronda da temporada 2023. O Grande Prémio da Tailândia, a ronda final do “triple header” asiático que levou os pilotos a competirem em três fins de semana consecutivos, promete ser um fim de semana duro para pilotos e motos, e Miguel Oliveira, já em solo tailandês, já fez a sua antevisão.

O piloto português da CryptoData RNF Aprilia, ainda em solo australiano, já tinha feito uma primeira análise às dificuldades que poderá encontrar no GP da Tailândia, um regresso a um circuito onde em 2022 festejou a vitória em condições de chuva.

De acordo com as declarações de Miguel Oliveira, este fim de semana final do “triple header” de MotoGP poderá ser mais complicado devido aos pneus que a Michelin leva para Buriram. Tudo porque o circuito será extremamente exigente com os pneus, pelo que o fabricante francês vai disponibilizar pneus com uma construção mais rígida.

E isso acaba por não ser o ideal para a Aprilia RS-GP 22 de Miguel Oliveira, “Sobretudo porque temos uma tipologia de pneu que para as Aprilia é o pior de todos. Não tem tanto a ver com a borracha dos pneus, mas tem a ver com a carcaça, mais fina e mais rígida para tolerar temperaturas mais altas e parece que temos bastante dificuldade em encontrar grip nessas situações em que usamos esses pneus, como foi o caso na Índia”.

miguel oliveiraTendo isto em conta, ainda assim o piloto luso espera poder confirmar as melhorias no comportamento da moto italiana conseguidas à custa de modificações na afinação.

Miguel Oliveira assumiu em Phillip Island que, em conjunto com a sua equipa técnica, tentaram algo totalmente diferente e que isso permitiu melhorar o seu “feeling” com a moto, e que isso acabou por ajudar a conquistar três preciosos pontos na corrida australiana.

Assim, Miguel Oliveira diz que “Buriram, Tailândia vai ser uma ronda muito interessante, completamente diferente da Austrália em termos de condições, pois deverá ser muito mais quente. Sabemos que temos pontos de travagem muito complicados, que devemos melhorar na nossa moto. Por isso é mais uma hipótese de aprender e obter o máximo para a nossa equipa CryptoData RNF MotoGP”.

Em termos de condições meteorológicas, as previsões apontam para temperaturas ambiente acima dos 30 graus Celsius, mas esse calor será acompanhado de muita chuva que poderá aumentar de intensidade durante o fim de semana, a par de tempestades de relâmpagos.

Será Miguel Oliveira capaz de regressar aos bons resultados no Grande Prémio da Tailândia num circuito onde já venceu em MotoGP?

Veja aqui os horários completos do Grande Prémio da Tailândia e não deixe escapar nada do que se passa no circuito de Buriram !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!