MotoGP 2023 – A reação de Miguel Oliveira ao primeiro dia de GP do Japão

Miguel Oliveira fechou o primeiro dia do GP do Japão de MotoGP com 11º tempo. Aqui fica a reação do piloto português.

O primeiro dia de Grande Prémio do Japão de MotoGP arrancou em força com duas sessões realizadas esta sexta-feira. Na primeira sessão, um treino livre, Miguel Oliveira terminou com o 16º tempo, mas na segunda sessão de treino, a que define os dez pilotos que passam direto à Qualificação 2, o piloto português aumentou o ritmo e ficou a apenas 0.056s de ser um dos dez mais rápidos em pista.

Na verdade, Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP 22 #88 preparada pela equipa CryptoData RNF Aprilia mostraram-se em bom plano. O piloto da Charneca da Caparica rapidamente se posicionou no topo da tabela de tempos, uma liderança que viria a perder já nos minutos finais.

Ainda assim, Miguel Oliveira manteve-se dentro do “top 10”, mesmo no limite, antes de Jack Miller (Red Bull KTM Factory) “empurrar” o português da equipa satélite da Aprilia para a 11ª posição com que viria a terminar este primeiro dia de Grande Prémio do Japão de MotoGP.

miguel oliveiraNum dia em que até revelou um andamento acima do que muitos esperavam tendo em conta as declarações do piloto em antevisão a este fim de semana, mas também tendo em conta o que se viu há uma semana na Índia, Miguel Oliveira ficou a saber que tem de enfrentar a Qualificação 1 da categoria rainha, onde tentará ser um dos dois mais rápidos e passar então à Q2.

Pese embora as boas indicações, a verdade é que Miguel Oliveira não parece satisfeito com a sua performance, conforme deixou bem claro nas declarações que concedeu após o Treino que fechou o primeiro dia de GP do Japão:

“Não estou feliz pela forma como as coisas aconteceram hoje, finalizei em 11º e o nosso objetivo era estar no top 10. Estava a ir bem, mas na última tentativa não consegui juntar todos os meus melhores setores e também apanhei duas (zonas) bandeiras amarelas. Eu podia ter sido um pouco mais rápido, não sei se será suficiente. Por isso, para amanhã, vamos obviamente tentar melhorar especialmente na velocidade numa volta única. Quando usei o pneu macio a meio da sessão na configuração de corrida, estive muito próximo do meu melhor tempo, por isso existe uma grande margem para melhorar. Temos de conseguir juntar tudo para amanhã”, referiu o piloto português da CryptoData RNF Aprilia.

miguel oliveiraEm declarações à Sport TV, Miguel Oliveira entrou em maior detalhe na sua análise aos resultados do primeiro dia de GP do Japão:

“Saí (da box) um pouco mais cedo do que o previsto para evitar a situação das bandeiras amarelas, mas apanhei duas voltas com bandeiras amarelas. Por isso não consegui meter todos os meus parciais rápidos na mesma volta. Fora da Q2 por muito pouco. Estou obviamente chateado porque tinha margem para estar dentro do top 10, ficar à porta é sempre a pior posição. Sabemos que é sempre mais complicado agarrar os dois primeiros lugares da Q1, mas vamos dar tudo por tudo. Falta-nos ainda alguma consistência, e numa volta mais ou menos acho que conseguimos estar perto, ao nível de ritmo ainda nos falta um bocadinho, mas vamos continuar o trabalho amanhã e perceber onde nos conseguimos enquadrar. Depois tudo depende da qualificação, já sabemos que neste momento a categoria está muito ligada ao resultado da qualificação, por isso vamos concentrar ao máximo nisso e ver onde nos vamos encaixar durante a corrida”, concluiu o piloto português.

Quer estar a par de todos os horários do Grande Prémio do Japão? Então apenas tem de clicar aqui !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!