MotoGP 2023 Alemanha – Miguel Oliveira vai à Q1 e Bezzecchi o mais veloz

Miguel Oliveira fechou o primeiro dia do GP da Alemanha com o 15º tempo e vai à Q1 de MotoGP. Marco Bezzecchi foi o mais rápido num dia caótico.

miguel oliveira

O primeiro dia do Grande Prémio da Alemanha de MotoGP foi o que podemos definir como caótico! Não apenas pelas condições climatéricas que afetaram os trabalhos em pista, mas também pelas muitas quedas que aconteceram, e às quais nem mesmo Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) conseguiu escapar, e que deixaram o paddock de Sachsenring em ebulição.

Quanto ao Treino 2 de MotoGP, em que felizmente a chuva não apareceu como aconteceu na sessão matinal e também nas sessões da tarde das categorias Moto3 e Moto2, Miguel Oliveira rapidamente se tornou num dos destaques em termos de tempos por volta.

O piloto português aproveitou os momentos iniciais para saltar para o topo da tabela de tempos do Treino 2, o que nos tempos combinados lhe deu um muito interessante terceiro lugar na tabela de tempos e dava esperança de ver o piloto natural de Almada a conseguir o acesso direto à Qualificação 2 da categoria rainha.

miguel oliveiraPorém, e num momento em que tudo se decidia e vários pilotos estavam ao ataque, Miguel Oliveira sofreu uma queda que o deixou algo dorido no ombro que ainda recupera da lesão. O piloto demorou algum tempo a regressar à pista, mas eventualmente voltaria à ação depois de alguns minutos a confirmar que não tinha sofrido nenhuma nova lesão neste Treino 2 do Grande Prémio da Alemanha.

Como melhor marca pessoal, Miguel Oliveira fechou o dia com um melhor registo de 1m20.862s, que apesar de lhe ter dado o 13º registo no Treino 2 foi apenas suficiente para ser 15º no final do dia e na tabela de tempos combinados, estando a menos de seis décimas do piloto mais veloz no dia de hoje em Sachsenring.

Esse piloto acabou por ser Marco Bezzecchi. O italiano, que ocupa a segunda posição no campeonato, levou a sua Ducati da Mooney VR46 a saltar para o topo da tabela de tempos com o melhor registo do dia, obtido mesmo no final do Treino 2 de MotoGP, parando o cronómetro em 1m20.271s.

miguel oliveiraEsta melhor volta de Bezzecchi foi suficiente para bater o sempre veloz Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), que fez o segundo melhor tempo, tendo os dois pilotos satélite da Ducati conseguido suplantar Aleix Espargaró (Aprilia Racing).

O espanhol da equipa de fábrica da marca de Noale de certa forma surpreendeu ao ser o terceiro mais veloz em pista (chegou mesmo a liderar a tabela de tempos antes de Bezzecchi e Martin fecharem as suas voltas finais) e mostrou que mesmo com lesões está com capacidade para discutir as melhores posições em qualificação.

Mas esta segunda sessão de treinos de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Alemanha teve como grande protagonista o espanhol Marc Márquez (Repsol Honda).

O oito vezes campeão do mundo, já depois de ter sofrido três sustos quando a sua Honda RC213V derrapou (quer com a roda traseira, quer com a dianteira), tendo o espanhol mostrado o seu descontentamento para com a moto japonesa em direto ao mostrar o dedo do meio para a câmara que captou a irritação de Márquez, acabou por estar no centro de todas as atenções quando, num momento em que estava a puxar pelos limites na tentativa de entrar no “top 10”, perde a frente da sua Honda na travagem para a curva 1 de Sachsenring.

Infelizmente, e sem conseguir controlar para onde deslizava, Márquez viu a sua moto embater com extrema violência na lateral direita da moto de Johann Zarco (Prima Pramac Ducati). O francês preparava-se para regressar à pista quando se cruzou na trajetória de queda de Marc Márquez. Felizmente Zarco ainda conseguiu ver a moto do espanhol antes de receber o embate, endireitou a sua Ducati, e conseguiu mesmo evitar que a Honda lhe batesse em cheio na perna direita.

Num momento verdadeiramente assustador, mas que não passou de um grande susto, ambas as motos ficaram bastante destruídas – a Ducati Desmosedici GP23 de Zarco partiu-se ao meio! –, mas nenhum piloto sofreu lesões graves.

Johann Zarco, que tinha sido o mais veloz no Treino 1, apesar de não ter conseguido melhorar o seu tempo no Treino 2 consegue fechar o primeiro dia de GP da Alemanha com o 10º melhor tempo e entrada direta na Q2 de MotoGP. Já Marc Márquez não conseguiu melhorar o seu tempo da manhã e é mais um dos que tem de ir à Q1.

Quer saber quando é que os pilotos de MotoGP regressam à pista? Então apenas tem de clicar aqui para ficar a par dos horários completos do Grande Prémio da Alemanha !

MotoGP Grande Prémio da Alemanha – resultados combinados do Treino 1 e Treino 2

1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m20.271s

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m20.311s

3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m20.352s

4 – Francesco Bagnaia (Monster Energy Yamaha) – 1m20.371s

5 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m20.420s

6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m20.623s

7 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m20.639s

8 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m20.657s

9 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m20.671s

10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m20.702s

15 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m20.862s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados do MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!