Mais um dia, mais uma apresentação de uma equipa de MotoGP. A temporada de 2023 da categoria rainha aproxima-se do seu início a passos largos, e assim as equipas apressam-se também a revelar as novas cores e apresentar os seus pilotos. Desta vez é a Red Bull KTM Factory Racing que está em destaque.
A equipa de fábrica da marca de Mattighofen mostrou ao mundo as novas RC16, motos que, à primeira vista, parecem não ter sofrido alterações significativas, mas que na verdade, e se acreditarmos nas palavras dos responsáveis máximos da KTM e da sua equipa de MotoGP, será uma moto profundamente alterada.
Mantendo as decorações tradicionais do patrocinador Red Bull, a equipa estará este ano em pista com Brad Binder (#33) e ainda com o australiano Jack Miller (#43).
No caso de Binder, a verdade é que com a saída de Miguel Oliveira da equipa, o sul-africano assume-se claramente agora como o piloto com melhores resultados para a Red Bull KTM Factory Racing. O piloto de 27 anos foi o primeiro piloto a vencer em MotoGP com a RC16 (GP da República Checa em 2020), e inclusivamente terminou em 6º na classificação da temporada passada.
Brad Binder fechou mesmo a temporada 2022 com um pódio, sendo que tinha arrancado também com um pódio no GP do Qatar. Binder está a começar a quarta temporada com a equipa em MotoGP, sendo que integra as estruturas da Red Bull KTM Factory Racing há nove anos!
Já o seu novo companheiro Jack Miller, depois de vários anos aos comandos de motos da Ducati, e antes disso Honda, regressa à família “laranja”, com a qual brilhou ao mais alto nível em Moto3 antes de saltar da categoria mais pequena diretamente para a categoria rainha.
Agora com 28 anos e muita experiência em MotoGP, em particular com a moto habitualmente considerada a mais competitiva do campeonato nos anos mais recentes, Miller conta no seu historial com quatro vitórias em MotoGP e outros 22 pódios. Para além de ser um piloto de topo, é também um dos mais carismáticos do paddock, e que certamente vai oferecer aos fãs excelentes momentos em pista… e fora dela!
Refira-se que, tal como acontece com Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), também Jack Miller troca de marca de capacete. O australiano deixa a AGV (e a Dainese) e volta a vestir Alpinestars, sendo que o seu capacete é o novo Supertech R10 que marca a estreia nos capacetes de competição de asfalto da Alpinestars e que pode ficar a conhecer clicando aqui.
Durante a apresentação da Red Bull KTM Factory Racing, Brad Binder referiu que “Pareceu ser um longo período de paragem, e por isso estou mais do que entusiasmado para voltar à pista e começar de novo. É o meu quarto ano na classe e sinto que é a nossa melhor hipótese até agora de realmente conseguir algo. Estamos prontos para arrancar, vamos para Sepang e ver o que esses primeiros dias nos trazem”, referiu o sul-africano.
Enquanto isso, Jack Miller prefere mostrar a sua satisfação por regressar à KTM e os “Bons sentimentos! Juntar-me novamente à família KTM, tudo parece que começa a parecer bastante ‘real’. Há muito tempo que penso neste momento. Finalmente podemos ver as cores de 2023, ver-me a mim no fato e toda a preparação para a próxima temporada. É incrível estar de volta à KTM e voltar a estar com todos. É um gostinho especial antes de começarmos a ação na Malásia”.
Recordamos que as equipas de MotoGP terão a possibilidade de testar no Shakedown de 5 a 7 de fevereiro na Malásia, seguindo-se os testes oficiais também na Malásia de 10 a 12 de fevereiro, terminando os testes com dois dias em Portimão (11 e 12 de março).
Quer saber quando é que acontecem as apresentações das equipas? Só tem de clicar aqui!
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP e com especial destaque para o português Miguel Oliveira. A não perder!