MotoGP 2023 Argentina – Bezzecchi estreia-se a vencer!

O italiano Marco Bezzecchi alcança primeira vitória e é líder de MotoGP depois de dominar no Grande Prémio da Argentina.

Foi com condições de aderência bastante complicadas que os pilotos de MotoGP cumpriram hoje a segunda corrida da temporada 2023, o Grande Prémio da Argentina. No circuito Termas de Rio Hondo foram 25 voltas de alta tensão, e que terminaram com Marco Bezzecchi (Mooney VR46) a vencer pela primeira vez na categoria rainha, e, mais do que isso, o jovem italiano garante à equipa de Valentino Rossi a primeira vitória na categoria e assume a liderança do campeonato.

Quanto à corrida do GP da Argentina, Bezzecchi não deixou grandes dúvidas que seria ele o vencedor. Arrancando de forma perfeita na primeira fila da grelha de partida, o piloto da Mooney VR46 assumiu a liderança da corrida logo após as primeiras curvas e não mais a largou.

Bezzecchi foi conquistando uma boa margem de segurança, rodando algumas décimas mais rápido do que os perseguidores, e volta após volta acumulou uma vantagem que chegou a ser superior a 6 segundos.

A quatro voltas da bandeira de xadrez, Bezzecchi percebeu que tinha margem de segurança para poder gerir a prova argentina, evitando erros que colocassem em causa o resultado final, e assim levou a sua Ducati Desmosedici GP22 até à linha de meta e fechando em grande estilo e de forma dominante o Grande Prémio da Argentina.

Leia também – MotoGP 2023 Argentina: Brad Binder vence a MotoGP Sprint

motogpÉ a primeira vitória do piloto da Mooney VR46 em MotoGP, a primeira vitória da equipa de Rossi, e com este resultado Marco Bezzecchi sobe à liderança do campeonato aproveitando da melhor forma a queda de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), com o campeão a chegar ao fim da corrida, mas fora dos pontos.

O segundo lugar do pódio parecia estar destinado a ser de Bagnaia, porém, à volta 18, o italiano comete um erro, perde a frente da sua Ducati Desmosedici GP23, e viu escapar-se um bom resultado. Ainda assim, “Pecco” Bagnaia teve a capacidade de agarrar a embraiagem da sua moto para evitar que o motor se “calasse”, regressou à pista, mas muito atrasado. Cruzou a meta em 16º e por isso não somou qualquer ponto.

Com tudo isto, quem parecia estar destinado a terminar no pódio eram Alex Márquez (Gresini Racing) e ainda o surpreendente Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha).

motogpMas nenhum dos dois pilotos conseguiu evitar o regresso em força no final de corrida do francês Johann Zarco (Prima Pramac Ducati). Depois de sentir dificuldades nos primeiros momentos, Zarco encontrou o ritmo para garantir um fantástico segundo lugar, relegando Alex Márquez para terceiro mesmo na última volta, com Morbidelli sem argumentos, mas ainda assim a obter mais um grande resultado no Grande Prémio da Argentina e fechou o GP em 4º.

Num fim de semana em que parecia que as Aprilia Racing seriam as motos a dominar, mas isso mudou assim que o piso de Termas de Rio Hondo ficou molhado, o que culminou hoje em corrida com Maverick Viñales em 12º e Aleix Espargaró em 15º, também vimos Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) a ter uma corrida de altos e baixos.

Partindo de 10º, o antigo campeão de MotoGP viu-se envolvido num momento mais “quente” com Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) logo no início de corrida, desceu a 16º, mas depois foi conseguindo recuperar muitas posições e acabou o Grande Prémio da Argentina em 7º, salvando assim um fim de semana que foi sempre em dificuldade ao contrário do seu companheiro de equipa Franco Morbidelli.

Destaque também, nestas condições complicadas, para a prestação de Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3), que ainda estando a ambientar-se às potentes MotoGP vindo da categoria Moto2, consegue um sólido 11º lugar logo na sua segunda corrida na categoria rainha.

MotoGP Grande Prémio da Argentina – Resultados da corrida

1 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46

2 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati

3 – Alex Márquez – Gresini Racing

4 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha

5 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati

6 – Jack Miller – Red Bull KTM Factory

7 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha

8 – Luca Marini – Mooney VR46

9 – Alex Rins – LCR Honda Castrol

10 – Fabio di Giannantonio – Gresini Racing

motogpMotoGP – Classificação do campeonato após GP da Argentina

1 – Marco Bezzecchi – 50 pontos

2 – Francesco Bagnaia – 41 pontos

3 – Johann Zarco – 35 pontos

4 – Alex Márquez – 33 pontos

5 – Maverick Viñales – 32 pontos

6 – Jack Miller – 25 pontos

7 – Jorge Martin – 22 pontos

8 – Brad Binder – 22 pontos

9 – Franco Morbidelli – 21 pontos

10 – Fabio Quartararo – 18 pontos

19 – Miguel Oliveira – 3 pontos