MotoGP 2023 Argentina – Binder de 15º a vencedor da MotoGP Sprint!

Brad Binder arranca de 15º, mas consegue garantir uma fantástica vitória na MotoGP Sprint do Grande Prémio da Argentina.

motogp sprint

Se dúvidas houvesse que as MotoGP Sprint são uma excelente adição ao fim de semana de Grande Prémio, a MotoGP Sprint do Grande Prémio da Argentina, disputada esta tarde no circuito Termas de Rio Hondo, foi mais uma demonstração de que as corridas mais curtas da categoria rainha são um espetáculo fantástico para os fãs, e, certamente, para os pilotos que se enfrentam ao longo de 12 voltas de intensidade máxima.

Nesta MotoGP Sprint da Argentina, o grande vencedor foi um piloto que ninguém esperava: Brad Binder (Red Bull KTM Factory)!

O sul-africano nem sequer conseguiu uma boa qualificação, e o 15º lugar na grelha de partida não permitia antever um grande resultado para Brad Binder. Mas a KTM RC16 esteve impressionante, particularmente com Binder a retirar da moto austríaca todo o seu potencial que muitos julgavam que não tinha.

motogp sprintPorém, a história da MotoGP Sprint do GP da Argentina foi feita de vários momentos intensos.

Assim que os semáforos apagaram, Alex Márquez (Gresini Racing) aproveitou a sua “pole position” para se manter na liderança, mas atrás do espanhol era um surpreendente Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha), numa forma como há muito não se via, que fazia um grande arranque e saltava para segundo, entrando em batalha direta com Marco Bezzecchi e Luca Marini, os dois pilotos da Mooney VR46.

Um pouco mais atrás, e emergindo de um pelotão compacto e aguerrido, Brad Binder saltava de 15º e estava na luta pelo pódio logo nos momentos iniciais, dando assim início à caminhada rumo à vitória na MotoGP Sprint. Em sentido contrário, Joan Mir (Repsol Honda) caiu logo na primeira volta e foi transportado para o Centro Médico do circuito para avaliar possível lesão.

Morbidelli não quis perder muito tempo, e enquanto Marini e Bezzecchi se envolviam num pequeno toque, e que deixou Bezzecchi mais atrasado, o italiano da Yamaha subia a líder da corrida por troca com Alex Márquez, que passava agora a ser pressionado por Brad Binder, com o sul-africano a aproveitar da melhor forma uma grande derrapagem em plena aceleração de Márquez para ascender então a segundo.

motogp sprintNa volta seguinte, a terceira, Morbidelli começava a sentir a pressão de Binder, que ia mostrando a roda da sua KTM RC16 ao italiano da Yamaha M1. Morbidelli acabou por não resistir muito ao ataque de Binder, que assim se tornou no terceiro líder da MotoGP Sprint da Argentina e nunca mais perdeu essa posição até à bandeira de xadrez.

Mais atrás, e com Alex Márquez já a perder posições, Bezzecchi estava em modo de ataque total, ascendendo novamente na classificação da corrida, enfrentando sem medos o campeão em título, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que, ao contrário do que aconteceu na MotoGP Sprint de Portugal, desta feita não conseguiu destacar-se dos rivais e estava na luta da sexta posição.

Brad Binder foi abrindo uma pequena margem de segurança para os perseguidores, Morbidelli foi perdendo ritmo e deixou-se ultrapassar por Luca Marini, e pouco depois era a vez do “louco” Bezzecchi também suplantar o compatriota da Yamaha e assim subir a terceiro, numa altura em que Aleix Espargaró (Aprilia Racing) era mais um abandono confirmado devido a queda.

A duas voltas do fim da MotoGP Sprint, Marco Bezzecchi ainda não tinha terminado o seu ataque, e não esquecia a vitória, mesmo que Brad Binder estivesse um pouco afastado. Pilotando a sua Ducati Desmosedici GP22 nos limites, o jovem italiano passou a segundo por troca com Luca Marini, e a partir desse momento foi cortando o espaço que o separava do líder da corrida quase a cada curva.

Na derradeira das 12 voltas, Brad Binder sentiu maior pressão por parte de Marco Bezzecchi, que ainda tentou delinear um ataque final nas duas últimas curvas, mas o sul-africano da KTM não cometeu erros nesse momento crucial, e garantiu assim uma fantástica vitória, conseguindo um resultado pouco expectável, até se tivermos em conta que nunca nenhuma KTM conseguiu subir ao pódio no Grande Prémio da Argentina.

Bezzecchi foi então o segundo classificado, seguido de Luca Marini, que assim fechou o pódio desta MotoGP Sprint na Argentina.

MotoGP Grande Prémio da Argentina – Resultados da MotoGP Sprint

1 – Brad Binder – Red Bull KTM Factory

2 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46

3 – Luca Marini – Mooney VR46

4 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha

5 – Alex Márquez – Gresini Racing

6 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team

7 – Maverick Viñales – Aprilia Racing

8 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati

9 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha

10 – Jack Miller – Red Bull KTM Factory

MotoGP – Classificação do campeonato após MotoGP Sprint da Argentina

1 – Francesco Bagnaia – 41 pontos

2 – Maverick Viñales – 28 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 25 pontos

4 – Brad Binder – 22 pontos

5 – Alex Márquez – 17 pontos

6 – Johann Zarco – 15 pontos

7 – Jack Miller – 15 pontos

8 – Jorge Martin – 11 pontos

9 – Aleix Espargaró – 11 pontos

10 – Fabio Quartararo – 10 pontos

18 – Miguel Oliveira – 3 pontos

Quer ficar a par dos horários completos do Grande Prémio da Argentina? Apenas tem de clicar aqui !