MotoGP 2023 Catalunha – Miguel Oliveira qualifica em 3º!

Miguel Oliveira excelente em qualificação com o 3º tempo para o GP da Catalunha. Francesco Bagnaia com novo recorde garante a “pole position”.

miguel oliveira

Miguel Oliveira está “on fire”! Neste segundo dia do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, o piloto português da CryptoData RNF Aprilia já tinha sido o mais rápido na TL2, e também na Q1, e na decisiva Qualificação 2 da categoria rainha o #88 foi dos pilotos mais rápidos em pista ao ser mesmo o 3º em qualificação. É a estreia do Miguel Oliveira na primeira fila da grelha de partida aos comandos da Aprilia RS-GP 22.

Depois das excelentes indicações dadas nas primeiras sessões de sábado, Miguel Oliveira esteve num nível superior durante a Q2 onde se decidiram os doze melhores lugares da grelha de partida.

Na primeira saída à pista, o piloto português ficou-se pelo décimo melhor registo, enquanto Maverick Viñales (Aprilia Racing) parecia estar a caminho da “pole position”. Porém, o regresso à box para redefinir estratégias permitiu a alguns pilotos encontrarem “mais qualquer coisa” em termos de performance, sendo que para Miguel Oliveira isso significou um ataque fantástico à primeira fila da grelha de partida.

Rodando em 1m38.748s, Miguel Oliveira teve inicialmente de se desenvencilhar de Marc Márquez (Repsol Honda).

miguel oliveiraO espanhol tinha tentado sair da box atrás de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) para apanhar a “boleia” do italiano, mas não o conseguiu, e foi apanhado em pista pelo português, que assim que passou pelo oito vezes campeão do mundo, rapidamente se afastou com a sua Aprilia RS-GP 22 a mostrar um ritmo superior.

Inicialmente parecia suficiente para ser o segundo mais rápido em pista atrás do inalcançável Bagnaia, que obteve novo recorde absoluto do circuito Barcelona-Catalunha e com isso a “pole position”, mas viria a ser Aleix Espargaró (Aprilia Racing) a ocupar essa segunda posição no final da Qualificação 2 de MotoGP ao bater Miguel Oliveira por apenas 5 milésimas!

Francesco Bagnaia, conforme já referimos, garantiu uma impressionante “pole position” ao rodar em 1m38.639s, conseguindo inclusivamente retirar 0.047s ao recorde absoluto que tinha sido registado no dia de ontem por Aleix Espargaró.

Uma volta que deixou o campeão em título e atual líder da classificação de MotoGP bastante satisfeito, pois conseguiu bater as favoritas Aprilia neste circuito. Mas a verdade é que o ritmo entre os mais rápidos está muito equilibrado, pelo que tudo pode acontecer nas corridas de MotoGP Sprint e na de domingo.

Em reação a esta qualificação para o Grande Prémio da Catalunha, Miguel Oliveira referiu que “A primeira fila da grelha de partida é sempre um bom indicador para a corrida. Espero conseguir um bom arranque e atingir o objetivo. Estou satisfeito. Esta manhã pensava que era possível meter-me na Q2, fazer a primeira fila da grelha de partida achava que era um pouco mais complicado. Mas no final a equipa acabou por conseguir fazer algumas modificações na moto que ajudaram bastante, eu também consegui melhorar bastante a minha condução, e encontrar-me bem com estas condições. A primeira fila é um resultado bastante positivo para nós, agora durante a Sprint e a corrida vamos ver o que é possível fazer, mas acredito que sem dúvida que sair à frente já é uma ajuda grande”.

Claro que uma qualificação tão positiva deixa boas perspetivas para um grande resultado nas corridas do Grande Prémio da Catalunha. Longe do “meio” do pelotão, e das habituais confusões que acontecem entre os pilotos que tentam recuperar muitas posições vindos de trás da grelha de partida, Miguel Oliveira tem agora uma oportunidade para lutar pela vitória:

“Não vou dar meia volta de avanço a ninguém, mas, sim, partir desta posição é uma boa ajuda e vamos analisar e ver o que vamos escolher para a tarde. As condições estão um pouco traiçoeiras, caíram umas gotas na Q1, por isso escolher o melhor a nível de afinação da moto e também dos pneus. E depois divertir-me, obviamente”.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Catalunha? Apenas tem de clicar aqui !

miguel oliveiraResultados da Qualificação de MotoGP do GP da Catalunha

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m38.639s

2 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m38.743s

3 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m38.748s

4 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m38.772s

5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m38.797s

6 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m38.858s

7 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m39.053s

8 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m39.054s

9 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m39.057s

10 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m39.368s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!